As células Th1 produzem principalmente a IL (interleucina)-2, TNF (fator de necrose tumoral)-alfa e INF (interferon)-gama, os quais geralmente são responsáveis pela resposta imunológica mediada por células.
As principais citocinas produzidas pelos subgrupos são: interferon-gama (IFN-γ) pelas células Th1; interleucina-4 (IL-4), interleucina-5 (IL-5) e interleucina-13 (IL-13) pelas células Th2; e interleucina-17 (IL-17) e interleucina-22 (IL-22) pelas células Th17.
A citocina que induz as células Th0 a diferenciarem-se em Th1 é a IL-12. A citocina que induz as células Th0 a diferenciarem-se em Th2 é a IL-4.
Citocinas originadas de células Th2:
Interleucina-5 (IL-5): Produzida por células Th2 e mastócitos. Estimula o crescimento de células B e a secreção de Ig; é fator de crescimento e de diferenciação para eosinófilos. Interleucina-10 (IL-10): Inibidor da função das células Th1 e supressor da função dos macrófagos.
As células Th1, grandes produtoras de interferon gama (IFN-g), são necessárias para uma resposta efetora eficiente contra patógenos intracelulares, tais quais vírus e certos parasitas unicelulares, como o Trypanosoma cruzi, agente etiológico da Doença de Chagas.
35 curiosidades que você vai gostar
Citocinas produzidas pelas células Th1 ativam macrófagos e participam na geração de células Tc, resultando em uma resposta imune mediada por células. Contrariamente, citocinas produzidas pelas células Th2 ajudam a ativar células B, resultando na produção de anticorpos.
Desenvolvimento dos subtipos Th1, Th2 e Th17 As células diferenciadas se desenvolvem a partir de linfócitos T CD4+ virgens, principalmente em resposta às citocinas presentes no início das respostas imunes; a diferenciação envolve a ativação transcripcional e a modificação epigeneticas dos genes da citocina.
IL-2: secretada pelos linfócitos T auxiliares ativados, induzem a proliferação dos linfócitos T, B e NK. IL-3: secretada pelos linfócitos T e células tímicas epiteliais, estimula a proliferação de precursores das células hematopoiéticas (hemácias, granulócitos, macrófagos e linfócitos).
A IL-2 é o principal fator estimulador de célu-las T, sendo um fator de crescimento e ativação para todas as subpopulações de linfócitos T, indu-zindo ciclo celular para células T não-ativadas e expansão clonal de células T ativadas22. É um agente proliferativo antígeno inespecífico.
As principais citocinas pró-inflamatórias são IL-1, IL-2, IL-12, IL-18, IFN-γ e TNF-α. Uma peculiaridade das citocinas é que elas podem ter ações variáveis no organismo.
Os linfócitos contribuem para a imunopatologia da asma, sobretudo através das células TH2, que sintetizam citocinas que participam do processo da elaboração da IgE, maturação e ativação de mastócitos e basófilos, assim como pela infiltração eosinofílica mediada via IL-5, determinando dano epitelial e hiper- ...
Características funcionais das citocinas
Reconhecimento do vírus. Os RNSs virais induzem a libertação de interferons de tipo I que inibem a replicação viral e proliferação celular; incrementam o potencial lítico das celulas NK; e estimulam a expressão de moléculas MHC I. Deteção de vírus pelas células NK.
Se uma célula Th0 se torna uma Th1 ou uma Th2 depende das citocinas no meio, que são influenciadas pelo antígeno. Por exemplo, alguns antígenos estimulam a produção de IL-4 o que favorece a geração de células Th2 enquanto que outros antígenos estimulam a produção de IL-12, que favorece a geração de células Th1.
São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune (1-3). As citocinas dependem da ligação com receptores específicos da membrana celular para desempenharem sua função.
A interleucina-1 (IL-1) é um importante agente do grupo das citocinas sendo o principal10 agente mediador na resposta imune contra invasão bacteriana, inflamação, infecções e11 lesões teciduais.
O interferon é uma molécula primariamente produzida por determinadas células do sistema imunológico, chamadas de células mononucleares, e que exerce seus efeitos moduladores da resposta imunológica estimulando a proliferação e a toxicidade anticelular de outras células do sistema imune, entre as quais os macrófagos e ...
Nome genérico dado às citocinas produzidas por linfócitos T estimulados e, também, por outras células (monócitos, macrófagos, fibroblastos ou células endoteliais).
Interleucinas. São polipeptídios (proteínas) produzidos por leucócitos (principalmente linfócitos T, macrófagos e eosinófilos) em resposta a microrganismos e outros antígenos, que medeiam e regulam reações imunológicas e inflamatórias.
O TNF Alfa é um dos tipos existentes de citocina. Ele é secretado por macrófagos, linfócitos e monócitos e seus receptores podem desencadear o gatilho para a apoptose, que é a morte programada das células.
Interleucina 5 é produzida pelas células Th2 e funciona na promoção do crescimento e diferenciação de células B e eosinófilos.
Portanto, os subtipos de LTh são o LTh 1 e o LTh 2 que atuam na resposta imune celular e na resposta imune humoral, respectivamente. Quando somos infectados por algum microrganismo, o sistema responsável por atacar o invasor (antígeno) é chamado de imunológico, atuando por meio de anticorpos e outros componentes.
Entre as células de defesa estão os linfócitos T-CD4+, principais alvos do HIV, vírus causador da aids, e do HTLV, vírus causador de outro tipo de doença sexualmente transmissível. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores.
Pode ser encontrada em: frutas como morango, mamão, papaia, kiwi, goiaba, melão, tangerina, manga, laranja, abacaxi e limão. Ferro – é capaz de estimular a proliferação dos linfócitos T e a destruição de agentes nocivos no nosso organismo, contribuindo, dessa forma, com as respostas de defesas do nosso corpo.
A classe IgM indica anticorpos formados durante a resposta primária e são os primeiros que se formam em resposta a patógenos complexos. A IgA é uma imunoglobulina encontrada em secreções, como saliva, lágrima e fluidos nasais.
A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. Seus mecanismos compreendem barreiras físicas, químicas e biológicas, componentes celulares e moléculas solúveis.
Como saber se uma empresa é imune ou isenta?
Como se inscrever para participar da Fazenda?
Como funciona o seguro da Mapfre?
Como saber se a auto escola é credenciada pelo Detran RJ?
Qual a taxa de juros do LIS Itaú?
Como ver se veículo tem sinistro?
Como particionar o HD pelo Windows 7?
Onde vejo comunicado de venda?
Como se inscrever no bebê Johnson?
Como recuperar seu número de telefone vivo?
Como participar da plateia online dos programas da Globo?
O que fazer ao se deparar com uma cobra?
Como recuperar Arquivo do Word que foi salvo por cima Word 2007?
Qual é a média salarial dos funcionários de uma ONG?
Como saber o protocolo da minha operadora?
Como saber se uma conta bancária é válida?