Além do Argo, citado acima, a marca italiana tem poucos modelos com esse tipo de transmissão, se limitando apenas ao Cronos, que usa basicamente os mesmos conjuntos mecânicos do hatch, e a picape Toro.
Para dirigir um carro automático, você deve esquecer o pé esquerdo, ou seja, da embreagem. Nos automóveis com câmbio automatizado, você tem o pedal do acelerador e o pedal do freio um pouco maior. Portanto, é preciso tomar cuidado para não pisar no pedal do freio sem querer, se não o carro pode dar uma freada abrupta.
Apesar de toda comodidade que o câmbio automático traz aos motoristas, é necessário tomar alguns cuidados com seu uso. Isso porque, dependendo do modelo de carro e dos reparos que precisarem ser efetuados caso haja algum problema, os custos do conserto podem variar de R$ 4 mil a R$ 30 mil.
Pra quem não sabe o câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador, que se chama Dualogic na Fiat, I-Motion na Volkswagen, Easytronic na GM, e Easy'R na Renault.
Fichas técnicas
Chevrolet Onix 1.4 AT | |
---|---|
POTÊNCIA/TORQUE | 98/106 cv a 6.000 rpm / 13/13,9 kgfm a 4.800 rpm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 15" com pneus 185/65 R15 |
Confira os 20 carros automáticos mais vendidos no Brasil em 2020:
Para ligar um carro automático, a alavanca do câmbio deve estar na posição P ou N! Isso impede que o carro comece a andar. Então mude a alavanca do câmbio para P ou N e ligue o carro.
R – Ré: quando for necessário dar ré no carro, é na posição 'R', que você deve colocar a manopla do câmbio. No carro automático a ré só deve ser engatada com o carro completamente parado.
O câmbio automático é um sistema de transmissão com autonomia própria para detectar a relação entre a velocidade e a rotação do motor e decidir pela troca automática da marcha adequada. Nos veículos com câmbio automático, a troca das marchas é feita automaticamente pelo sistema (e não pelo condutor) e de modo quase imperceptível.
Pra quem não sabe o câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador, que se chama Dualogic na Fiat, I-Motion na Volkswagen, Easytronic na GM, e Easy’R na Renault.
A caixa automática é mais pesada e cara, aumenta o consumo e prejudica desempenho. A manutenção do sistema de transmissão automática é mais cara e exige mão de obra especializada. Contudo, tem maior durabilidade, costumando fazer-se necessária somente a 200.000km rodados, em média. No câmbio automático, a cada 50.000Km rodados, em média]
O câmbio automático está cada vez mais presente nos automóveis populares, “eliminar” a embreagem no dia a dia gera conforto e isso agrada a maioria dos motoristas. Podemos encontrar por aí carros equipados com CVT e automatizado, e conhecer as diferenças entre eles são muito importante.
Quanto vale um quilo de maconha no Paraguai?
O que acontece se atrasar MEI?
O que significa Setembro Amarelo para os homens?
Sou obrigado a rebocar o muro do lado do meu vizinho?
O que tem embaixo do solo da Amazônia?
Qual a cidade mais bonita da América?
Qual a época da floração da orquídea cymbidium?
Quais países da Ásia foram colonizados?
Como cancelar um plano controle?
Em que Level O Corsola evolui?
O que é uma imagem em 300 DPI?