Os resultados desta pesquisa apontam que o processo de GC é constituído de quatro etapas: aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento. Na fase de aquisição, as temáticas estudadas são aprendizagem organizacional, absorção de conhecimento, processo criativo e transformação do conhecimento.
A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.
São processos essenciais da Gestão do Conhecimento: ... cação, aquisição, desenvolvimento, compartilhamento e distribuição, utilização e retenção do conhecimento.
Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
5 Ferramentas de Gestão do ConhecimentoGoogle Drive. O Google Drive é uma excelente ferramenta de gestão do conhecimento nas empresas. ... Trello. O Trello é uma ferramenta de gestão do conhecimento gratuita muito utilizada para o gerenciamento de equipes e projetos. ... Confluence. ... HEFLO. ... Bitrix24.
23 curiosidades que você vai gostar
Assim, é possível dizer que existem quatro modos diferentes de conversão do conhecimento que são:Socialização: de conhecimento tácito para tácito;Externalização: conhecimento tácito em explícito;Combinação: conhecimento explícito em explícito;Internalização: do conhecimento explícito para o tácito.
Objetivos da Gestão do Conhecimento
Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional); Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.
A gestão do conhecimento incentiva a busca por ideias inovadoras e soluções mais criativas. Tudo isso por meio do trabalho em equipe. Ao organizar o conhecimento e os processos, torna-se mais fácil visualizar onde há oportunidades de evolução.
Vantagens da gestão do conhecimento:
Melhoria em processos; Maior competitividade; Mais agilidade para as equipes e qualidade para os produtos; Redução de custos, principalmente com planejamento e desenvolvimento (P&D);
A importância da gestão do conhecimento está nas habilidades e competências individuais que são extremamente importantes para a integração entre a empresa estudada e seus colaboradores, pois competências e habilidades somadas possibilitarão a eficiência e a eficácia dos objetivos empresariais.
Gestão de Pessoas: o que é, principais processos, objetivos e seus pilares. Gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de RH que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano nas organizações. Ou seja, a gestão de pessoas é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.
A gestão do conhecimento pode ser dividida em três pilares: processos, pessoas e tecnologia (SERVIN; DE BRUN, 2005; DALKIR, 2013; RABABAH et al, 2013) .
Refere-se a uma atividade administrativa que visa atingir os objetivos da empresa de maneira eficaz, valorizando os conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas. Neste sentido o responsável pela gestão deve ter a capacidade de manter a sinergia entre os colaboradores, a estrutura e os recursos existentes.
Proporcionar que ele seja criado na empresa, com treinamento e incentivos para transformar de dados em informações e informações em conhecimento, por meio da inovação. Usar sistema estruturado, baseado na tecnologia para, armazenar com segurança e distribuir a informação pela empresa.
2.4 Os Quatro Processos de Conversão do Conhecimento
Nonaka e Takeuchi (1997) definem quatro processos para se criar conhecimento organizacional, por meio de interação e conversão entre conhecimento tácito e explícito: socialização, externalização, combinação e internalização.
A sociedade do conhecimento, conceito que define um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola ou industrial, mas na capacidade de pesquisar, inovar e produzir informação, é o tema do relatório lançado em novembro pela Unesco, braço da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.Conhecimento científico. ... Conhecimento teológico (religioso) ... Conhecimento empírico. ... Conhecimento filosófico. ... Conhecimento tácito.
Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico.
Dessa forma, os objetivos da gestão de RH são selecionar, gerenciar e guiar os funcionários no sentido que a empresa quer caminhar. As funções de adquirir, desenvolver e reter talentos podem ser realizadas por uma pessoa só ou um departamento especializado. Isso vai depender do porte e do setor financeiro do negócio.
Consideram-se, geralmente, três níveis de gestão:Gestão Nível Institucional: ... Gestão Nível Intermédio: ... Nível Operacional:
São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia. Lembrando que o papel do administrador no processo é de extrema importância, pois é ele a cabeça da ação.
Contribuição da Tecnologia de Informação para Gestão de Conhecimento. ... Diretamente, a tecnologia pode contribuir para: criar ambientes virtuais para o compartilhamento de conhecimento tácito: permitir que os funcionários possam se comunicar informalmente, trocar experiências e ideias nos diversos níveis da organização.
Os Três Pilares da Gestão do ConhecimentoA gestão de pessoas na era do conhecimento. ... A tecnologia de informação para gestão do conhecimento. ... Processos de negócio na gestão do conhecimento.
O que é gestão do conhecimento? Gerir conhecimento é produzir, identificar, aplicar e organizar as informações produzidas pelos membros de uma organização. Dessa forma, pode-se garantir que esses conteúdos permanecerão na empresa e serão passados à frente, para outros funcionários.
A gestão de conhecimento se refere aos processos de identificação e avaliação dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um negócio. A prática, no entanto, é resultado de um diálogo entre diferentes áreas, como gestão estratégica, sistemas de informação, teoria das organizações e gestão de TI.
Como presentear a equipe de trabalho?
Como Identificar psicopatas do cotidiano?
Como os alvéolos atuam no sistema respiratório?
O que é porta paletes convencional?
O que quer dizer auto-sabotagem?
Como os alunos treinarem a escrita antigamente?
Como personalizar o link do Telegram?
O que fazer para organizar seu tempo?
Como identificar compostos isômeros?
Como alterar local de armazenamento Xbox 360?
O que é a administração do tempo?
Como é o réveillon nos Estados Unidos?
Como fazer a separação de fonemas?
Como mudar o layout do teclado no Windows?
O que os alquimistas eram considerados pela Igreja Católica por causa de suas atividades?
Como saber qual o meu tipo de fibra muscular?