Fernão Lopes buscava uma visão de conjunto da sociedade portuguesa, valorizando as massas populares, concebendo o povo como co-agente das mudanças históricas. Além dos fatos políticos, registra a importância dos fatores econômicos na vida dos protagonistas e na evolução dos fatos históricos.
Isso porque Fernão teve grande preocupação em relatar a história de Portugal sendo, portanto, um dos grandes renovadores da historiografia portuguesa. Sua visão imparcial sobre os fatos foi, sem dúvida, uma de suas maiores contribuições.
Fernão Lopes não foi só um historiador, mas o criador da prosa portuguesa de alta qualidade literária. Páginas criadas como modelo, pelo estilo, são aquelas em que descreve a revolução de 1383, que leva ao poder o grande chefe da casa de Avis, D. João I.
Relatou com uma visão imparcial os fatos, uma vez que o intuito principal era registrar os acontecimentos históricos e marcantes da história de Portugal.
Como Tabelião-Geral, tinha a atribuição de lavrar documentos (escrituras, certidões, testamentos) em qualquer parte do reino. Em 1418 foi nomeado Guarda-Mor da Torre do Tombo (em linguagem atual, Chefe do Arquivo Geral do Estado).
26 curiosidades que você vai gostar
Crônicas: registravam a vida dos personagens e acontecimentos históricos. Fernão Lopes foi o mais importante cronista(historiador) da época, tendo sido considerado o “Pai da História de Portugal”.
Principais nomes e obras do humanismoFrancesco Petrarca: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa.Dante Alighieri: A Divina Comédia, Monarquia e O Convívio.Giovanni Boccaccio: Decameron e O Filocolo.Michel de Montaigne: Ensaios.Thomas More: A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio.
Como um dos maiores representantes da prosa humanista portuguesa, é possível citar o cronista Fernão Lopes (1390-1460) que foi o precursor da prosa historiográfica humanista. Sua obra "Crônica de El-Rei D. Pedro I" é a sua obra mais relevante.
Características da obra do Gil VicenteSátira social.Uso de alegorias.Temática religiosa.Texto escrito em versos.Teatro moralizante e pedagógico.Exaltação das virtudes humanas.Condenação dos vícios da sociedade.Crítica a indivíduos corruptos da Igreja.
O marco inicial do humanismo literário português foi a nomeação de Fernão Lopes para cronista-mor da Torre do Tombo, em 1418. O movimento com foco na prosa, poesia e teatro, terminou com a chegada do poeta Sá de Miranda da Itália em 1527.
Cronista-mor é um cargo do Reino de Portugal. O primeiro a ocupar o cargo foi Fernão Lopes, em 1434, encarregado por D. Duarte de escrever a crónica dos reis portugueses.
Na crônica de Paulo Mendes Campos, podemos observar a simbiose entre jornalismo e literatura. Foi considerado por muitos estudiosos como o melhor cronista de sua época, epíteto que ganha maior importância quando se tem Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Rubem Braga e Fernando Sabino entre seus contemporâneos.
O Cancioneiro Geral, publicado juntamente em 1516, é uma compilação de poemas de poesia palaciana reunida pelo escritor eborense Garcia de Resende que inclui obras dos séculos XV e XVI.
Principais autores e obras do HumanismoFrancesco Petrarca (1304-1374) ... Dante Alighieri (1265-1321) ... Giovanni Bocaccio (1313-1375) ... Erasmo de Roterdã (1466-1536) ... Michel de Montaigne (1533-1592) ... Fernão Lopes (1390-1460) ... Gil Vicente (1465-1536) ... Trecho da obra “Triunfo da Morte” de Francesco Petrarca.
As cantigas do Trovadorismo“Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós.Tradução.Cantiga “Ai Deus, se sab ora meu amigo” de Martin Codax.Cantiga de escárnio “A Dom Foam quer eu gram mal” de João Garcia de Guilhade.
Gil Vicente (1465-1536) foi um dramaturgo e poeta português, o representante maior da literatura renascentista de Portugal antes de Camões. Criador de vários autos é considerado o fundador do teatro em Portugal.
→ Principais autoresFrancesco Petrarca.Dante Alighieri.Giovanni Bocaccio.Erasmo RoterdãFernão Lopes.Michel Montaigne.Gil Vicente.
O principal autor do teatro português foi Gil Vicente.
As principais obras do quinhentismo são:A carta de Pero Vaz de Caminha.A carta de mestre João Faras.Relação do piloto anônimo.Cartas de Pe. ... Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil (1595), de Pe. ... Duas viagens ao Brasil (1557), de Hans Staden.
Fernão Lopes (1390-1460) foi o maior representante da prosa historiográfica humanista, além de fundador da historiografia portuguesa.
Características. Culturalmente, a melhoria técnica da imprensa propiciou uma divulgação mais ampla e rápida do livro, democratizando um pouco o acesso a ele. O homem desse período passa a se interessar mais pelo saber, convivendo com a palavra escrita.
Além da produção historiográfica de Fernão Lopes (aproximadamente 1380-1460), esse período compreende a Poesia Palaciana e a produção teatral de Gil Vicente (aproximadamente 1465-1536). Fernão Lopes, considerado o introdutor da historiografia em Portugal, é o principal representante do gênero.
No século XV o principal cronista foi Fernão Lopes, autor de diversas crónicas dedicadas ao reinado dos primeiros reis portugueses.
Como tirar todos os vírus manualmente do notebook?
Como tirar cola branca do sofá de tecido?
Como tirar verruga do bico do seio?
Como remover vírus através do Regedit?
Como funciona o Código Penal Brasileiro?
Como funciona o sistema do CBLoL?
Como se faz uma denúncia anônima?
Porque não pode lavar a carne de galinha?
Como movimentar o CPF pela internet?
Como mudar a cor da fonte no Google Forms?
Qual o custo para montar uma auto elétrica?
Como mudar a cor da letra automaticamente no Excel?