Suporta mais peso A estabilidade do MDP faz com que o material também seja resistente ao suporte de pesos, sendo indicado, portanto, para o uso na parte interna dos móveis, especialmente gavetas e prateleiras.
Quais as desvantagens do MDP?Não é à prova d água, mas tem muita resistência a umidade;Pode possuir imperfeições;O MDP parece com o antigo aglomerado que é de material inferior. Então, isso pode prejudicar quando as pessoas estiverem pesquisando sobre o material.
Também é um material mais resistente a atritos. Já o MDP é mais utilizado em móveis de espessura grossa, pois é mais leve e tem uma boa estrutura, aguentando mais peso. Outra vantagem é que ele é mais resistente à umidade do que o MDF.
O móvel feito de MDP pode ser considerado mais resistente e com maior durabilidade que o móvel feito com MDF. Mas ele é recomendado para a fabricação de móveis com linhas retas, sem formas orgânicas muito exageradas, baixo relevo ou cantos arredondados. Assim como o MDF ele também não resiste bem a umidade.
Em geral o custo do MDF é superior ao do MDP de 20% e 25% e, pela nossa experiência prática podemos afirmar que MDP é um material com maior resistência (aguenta mais peso, absorve menos umidade do ambiente e por ser menos maleável tem menor desgaste com o tempo) já o MDF, garante melhor acabamento tanto em processos de ...
36 curiosidades que você vai gostar
O MDP apresenta uma melhor absorção de tinta, o que é uma vantagem na hora de fazer um acabamento final diferenciado. Sua superfície permite que o resultado fique mais homogêneo e sem irregularidades.
O MDP é formado por partículas prensadas e o aglomerado por resíduos de madeira. Ao contrário do MDP, O MDF não é composto por camadas. Mais plano e liso, ele é a melhor opção para receber tinta, verniz e revestimentos de acabamento.
Cuidados com o MDPNunca usar lustra móveis a base de silicone;Detergentes coloridos nunca devem ser usados para limpar o material pois mancham a pintura;Produtos multiusos e desengordurantes devem ser evitados porque podem deixar manchas amareladas na superfície do material MDP.
O MDP é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem. Sua falta de aproveitamento, no entanto, é compensado pelo custo, que chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.
No mercado, o valor do MDP é mais acessível, em média, R$ 116,20.
Banheiros são espaços naturalmente úmidos. Por isso, o ideal é optar por madeiras mais duras e resistentes que suportem bem a água e a umidade, como cumaru, ipê, jatobá, itaúba, sucupira e peroba-rosa. Essa madeiras possuem maior durabilidade, pois não variam muito de densidade mesmo que percam ou ganhem umidade.
Para manter toda a qualidade da MDP evite produtos abrasivos na hora da limpeza das superfícies. Dê preferência aos panos umedecidos com água e álcool e não use escovas. Não exponha os móveis em MDP diretamente à luz solar e nem em locais muito úmidos.
A única forma de impermear uma placa MDF é pintando. A pintura da superfície a deixará resistente à umidade apenas se usar uma tinta resistente a ela, visto que esse tipo de tinta cria uma camada mais permanente na placa.
Qualquer infiltração nos móveis em MDF pode estragar o acabamento da peça. Evite colocar panos e toalhas molhadas em cima, principalmente se eles já estiverem em áreas de risco. A água penetra na fibra e provoca irregularidades e deformação em sua superfície. Onde tiver móveis em MDF, não pode ter sol.
Os armários de cozinha em aço possuem maior durabilidade. Resistência e são fáceis de limpar, pois em contato com a umidade não danificam o móvel. Não custa lembrar que é importante ter cuidado com o que será usado na hora da limpeza já que esponjas ásperas.
Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.
A principal diferença entre MDF, MDP e aglomerado é a constituição de seu miolo. Enquanto o MDP é feito a partir de partículas de madeira, no MDF são usadas fibras para a sua constituição e os aglomerados são feitos a partir de resíduos de madeira – sendo essa última menos resistente que as duas primeiras.
Os melhores materiais para guarda-roupas e os mais utilizados na fabricação de móveis em geral, são o MDF e o MDP, feitos a partir de madeiras de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento anti fungo.
O verniz a base d´água é usado para impermeabilizar a peça e costuma ser usado na finalização, por cima da tinta, depois que a última demão estiver seca. Para quem deseja manter o aspecto cru da peça, basta aplicar o verniz incolor a base d´água sem aplicação de tinta.
Remova as coisas que podem ser danificadas ao entrar em contato com a tinta. Para impermeabilizar a superfície do MDF, você precisará de goma laca, lixa de madeira, tinta, pincel e um pano macio. E, claro, um MDF que você deseja impermeabilizar para funcionar.
Além disso, outra forma de evitar a umidade no guarda-roupa é colocar um potinho com bicarbonato de sódio, gesso ou cal dentro do armário a cada seis meses.
Utilize um pano macio, para não riscar a superfície dos móveis. Em seguida, passe um pano seco. → Para a limpeza do dia a dia, utilize somente um pano seco para tirar a poeira acumulada, isso já é suficiente.
Limpeza de móveis MDP e MDF
Mergulhe um pano em água, retirando o excesso, e remova a poeira. Seque a superfície com um pano macio. Para a manutenção do móvel, realize esse procedimento com frequência. Em caso de manchas, utilize sabão neutro em um pano macio para a remoção.
Para realizar a limpeza do móvel (MDF ou MDP), utilizar de um pano limpo mergulhado em água e bastante torcido, passando sobre o móvel para a remoção de sujeiras. Na sequência secar o móvel com a ajuda de um pano limpo e macio.
O armário de MDF Ultra é recomendado para banheiros e também para cozinhas, pois tem ótimo custo-benefício, é resistente a umidade, organiza, deixa o seu ambiente mais bonito e é fácil de limpar: um pano macio levemente úmido com água e sabão neutro já resolve.
Como lavar Vela de carvão ativado?
Que dia será a última luta de Anderson Silva?
Como ligar um LED com botão Arduino?
O que combina com cabelo cacheado?
Como limitar respostas por pessoa no Google Forms?
Como limitar a quantidade de respostas no Microsoft Forms?
Quantos anos um eletricista precisa para se aposentar?
Como fazer a ligação do ventilador de teto Spirit?
Como se tornar uma grávida linda estilosa?
Quais as principais características do Estoicismo?
Quem tem direito à isenção de rodízio?
Como fazer um pedido a Deus e ser atendido?
O que uma madrinha tem que fazer?
Como organizar minha agenda da faculdade?