Animais com desenvolvimento indireto Simplesmente libertam os gâmetas na água, não exibindo qualquer cuidado parental adicional. Normalmente, a libertação de gâmetas nestas espécies é sincronizada entre os indivíduos da população que libertam, assim, um elevado número de células sexuais.
No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.
No desenvolvimento direto, quando eclode o ovo (insetos são ovíparos) nasce um jovem semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose. Nos animais com desenvolvimento indireto ocorre a metamorfose para chegar à fase adulta, que pode ser completa ou incompleta.
Quando falamos em metamorfose (do grego metabole = mudança), referimo-nos às mudanças que ocorrem na estrutura, na forma do corpo e até mesmo na forma de vida de alguns organismos durante seu desenvolvimento. ... Quando um organismo apresenta metamorfose, dizemos que ele possui desenvolvimento indireto.
→ Desenvolvimento direto
O desenvolvimento direto é aquele observado em aves e mamíferos, como o homem.
44 curiosidades que você vai gostar
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.
Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose.
Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.
Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.
SÃO QUATRO AS FASES DA METAMORFOSE DAS BORBOLETAS: OVO, LARVA, PUPA (OU CRISÁLIDA) E A FASE ADULTA (OU IMAGO). AS BORBOLETAS FÊMEAS ADULTAS DEPOSITAM SEUS OVOS NAS FOLHAS DAS PLANTAS.
A fecundação é interna – normalmente com cópula – e o desenvolvimento é geralmente indireto (com estágio larval). Entretanto, existem espécies com desenvolvimento direto (sem estágio larval). Os crustáceos ocupam diferentes níveis tróficos, sendo especialmente importantes nas cadeias alimentares aquáticas.
O desenvolvimento animal é um processo contínuo, iniciando-se no zigoto e tendo no nascimento um ponto marcante. Quando os animais, ao nascer, diferem significativamente dos adultos considera-se que estes apresentam um desenvolvimento indirecto, passando por metamorfoses.
O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.
Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).
Ovulíparo é o animal cuja fertilização ocorre em meio externo, quando elimina o óvulo ainda não fertilizado para o meio-ambiente para a sua reprodução. Acontece em certos tipos de peixes. Anfibios, repteis e estrelas-do-mar, também são exemplos de animais ovulíparos.
Organismos que apresentam metamorfose, como as borboletas, possuem desenvolvimento indireto. Aqueles que não sofrem metamorfose, como o homem, possuem desenvolvimento direto. O mosquito-da-dengue (Aedes aegypti) é um inseto que sofre metamorfose. Inicialmente ele eclode de um ovo como uma larva aquática.
O desenvolvimento dos insetos pode ser direto ou indireto. Nesse último caso, a metamorfose pode ser gradual ou completa.
Por serem animais ovíparos, depositam os seus ovos em ambientes que favorecem o desenvolvimento de um novo inseto, seguindo etapas de crescimento caracterizadas por metamorfose (transformações morfológicas e fisiológicas na estrutura corpórea de um organismo, durante o seu ciclo de vida).
Holometabolismo, também denominado metamorfose completa, é um termo aplicado para nomear o tipo específico de desenvolvimento observado em um grupo de insetos que inclui quatro estágios de vida – a fase de ovo ou embrionária, a fase larval, a fase de pupa e a fase de imago ou adulta.
Vertebrados são animais que fazem parte do filo Chordata e se destacam pela presença de coluna vertebral. Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados. Os répteis são vertebrados bastante adaptados à vida no ambiente terrestre.
Filos dos invertebradosCnidários. Exemplo: corais, anêmonas, água-vivas. ... Platelmintos. Exemplo: tênia. ... Nematódeos ou nematelmintos. Exemplo: lombriga. ... Moluscos. Exemplo: polvo, lula, ostras e caracóis. ... Anelídeos. Exemplo: minhoca. ... Equinodermos. Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar. ... Artrópode.
Quais são os grupos de invertebrados?Poríferos. Os Poríferos são muito conhecidos por nós. ... Cnidários. Cnidários são animais predominantemente marinhos, com poucas espécies de água doce. ... Platelmintos. ... Nematelmintos. ... Moluscos. ... Anelídeos. ... Equinodermos. ... Artrópodes.
Os seres vivos também se caracterizam por crescer. Quando diversas células em uma planta ou animal se dividem, essa planta ou animal fica maior. Outra forma de crescimento é quando novas partes surgem em um organismo. Além disso, seres vivos se reproduzem, ou seja, criam uma nova geração de vida.
Graças à reprodução, a perpetuação da vida é possível, desde o seu surgimento. A forma de reprodução que se desenvolveu mais cedo foi a assexuada, processo este em que um único indivíduo é capaz de dar origem a outros, com o mesmo genótipo. A divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são alguns exemplos.
Desenvolvimento é toda ação ou efeito relacionado com o processo de crescimento, evolução de um objeto, pessoa ou situação em uma determinada condição. O ato de se desenvolver resulta na ação de estar apto para o próximo passo, direção, indicação ou etapa superior a que se encontra na fase atual.
Como saber se um produto tem garantia?
Como ligar o Nintendo 64 no PC?
Quando um gato te escolheu espiritual?
Como saber se o PS Move está carregando?
Como escrever a palavra Disney?
Qual a importância de um check list?
Como digitar letra na máquina de cartão Cielo?
Como saber se o Spitz vai ficar pequeno?
Como ligar farol de milha no pós chave?
Como saber se a palavra é feminina ou masculina?
Como ligar o celular Samsung pelo PC?
Como saber que o texto é uma notícia?
Como conectar o telefone no teclado?
Qual a melhor altura de travesseiro para dormir?
Como ligar Contatora com temporizador?