1 acaso, por acaso, por casualidade, por coincidência, por hipótese, possivelmente, quiçá, será que, talvez.
Porventura é um advérbio que significa “por acaso” ou “por hipótese”. Essa palavra é sinônima de: quiça, talvez, possivelmente, quem sabe. Vejamos alguns exemplos de uso desse termo: Se porventura você passar aqui amanhã, avise para tomarmos um café.
Porém, seus significados são diferentes e podemos diferenciar situações em que devemos utilizar uma ou outra. Porventura é um advérbio usado maioritariamente para indicar uma situação hipotética. É sinônimo de por acaso. Por ventura é uma locução usada para indicar uma situação favorável.
- “Porventura” é um advérbio sinônimo de “por acaso”, sendo usado principalmente para indicar uma situação hipotética. Exemplos: Se, porventura, o presidente da República mudar de ideia, todos serão beneficiados. Porventura o senhor a viu passar?
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
44 curiosidades que você vai gostar
1 consequentemente, em consequência, por consequência, portanto, assim, assim sendo, por isso, então, logo, em vista disso, à vista disso, isto posto, sendo assim, dessa forma, dessa maneira, desse modo, como resultado, de modo consequente, em sequência, em seguimento, dessarte, destarte.
Portanto é uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase. De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical.
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
“Tampouco” é advérbio e significa “também não”, o que se encaixa perfeitamente no exemplo citado. Já a expressão “tão pouco” significa “muito pouco” ou “pouca coisa”. Nela, temos o advérbio de intensidade “tão” modificando o advérbio ou o pronome indefinido “pouco”.
2 às vezes, por vezes, de vez em quando, vez por outra, algumas vezes. Exemplo: Talvez, quando está muito triste, não quer sair de casa. Pouco usado - que não acontece com frequência: 3 ocasionalmente, eventualmente, alguma vez, casualmente, fortuitamente, contingentemente.
Podemos utilizar a expressão pelo menos ou a expressão ao menos sempre que quisermos referir uma situação nova que indica que alguma coisa aconteceu de forma diferente da esperada ou referir um mínimo de razoabilidade. São expressões sinônimas de no mínimo, quando mais não seja ou quando menos.
Acerca de – Mesmo que “sobre”; A cerca de – Indica distância aproximada; Há cerca de – Indica tempo aproximado percorrido ou quantidade de algo.
Embora essas palavras apresentem similaridades fonéticas, elas são divergentes em relação aos seus significados. ... Bom, vamos lá: a palavra “tampouco” é gramaticalmente classificada como um advérbio e significa também não. Pode substituir também as expressões nem, sequer e muito menos.
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.
5 sinônimos de tampouco para 1 sentido da palavra tampouco: Serve para reforçar uma negação: 1 muito menos, nem, sequer, também não, tão-pouco.
O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.
O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê).
Em todas elas deveria ter sido utilizado o advérbio interrogativo porque: «Porque não?»; «Porque fazes tantas perguntas?»; «Porque demoram?». Por que (duas palavras) emprega-se quando na frase está expresso o substantivo ao qual o que diz respeito. Exemplo: «Não sei por que motivo ele não veio.»
Indica a conclusão de uma ideia anterior: 1 por conseguinte, logo, consequentemente, por isso, assim sendo, por consequência, em vista disso, à vista disso, sendo assim, desse modo, dessa forma, dessa maneira, isto posto, destarte, dessarte, por isto, deste modo, desta forma, desta maneira, então, assim, pois.
Como Usar "Portanto" em Uma Frase. ... “Portanto” é uma conjunção adverbial que pode ser usada como transição entre frases e parágrafos. Ela mostra causa e efeito entre duas orações separadas, por isso não pode ser empregada no começo de um parágrafo ou como parte de uma sentença independente.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto.
locução conjuntiva Como consequência ou efeito do que foi anteriormente mencionado, referido, falado; em resposta a; por consequência; logo, portanto: a cotidiana é, por conseguinte, a realidade fundamental e mais básica do homem. Etimologia (origem de por conseguinte).
"Por conseguinte" tem o significado de "em "em consequência de algo", "consequentemente", "portanto", "por isso", "então", "em razão disso" (NOTE QUE "por isso", "então", "portanto", "em razão disso", nesse caso, não indicam causa, nem explicação, nem conclusão; trata-se de um tipo de subordinação, mas que é apenas uma ...
Advérbios de Negação são palavras que pertencem a uma subclasse dos advérbios e que podem ser modificadores do grupo verbal ou de constituintes do grupo verbal. Tradicionalmente considerava-se não o único advérbio de negação, mas as gramáticas mais atuais já admitem outros, como vemos abaixo.
Tampouco é um advérbio e significa também não.
Como se aplica método socrático?
O que prejudica a produção de colágeno?
Qual o melhor microfone para gravar aulas?
Como usar minoxidil na barba passo a passo?
Como usar o micrômetro de profundidade?
Como fazer cálculo de reflexos trabalhistas?
Como fazer simulação de tempo de contribuição do INSS?
Como saber o módulo de um vetor?
Como utilizar um extintor de pó químico seco?
Como se calcula a fórmula molecular?
Como descongelar carne no forno Brastemp Ative?
Como calcular o rendimento de um gerador elétrico?
Como trazer uma pessoa de volta com a força do pensamento?
O que compoe o spread bancário?