O conteúdo de umidade do solo é um valor que determina a quantidade de água em uma determinada porção conhecida de solo; ele pode ser expresso como uma porcentagem, água pelo peso ou volume do solo, ou polegadas de água por pé de solo.
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
Como medir o teor de umidade em alimentos? O procedimento padrão normalmente é a perda por secagem usando o forno de secagem. Como este procedimento é demorado, o analisador de umidade halógeno é frequentemente usado como um instrumento rápido, preciso e confiável para medir o teor de umidade em alimentos.
O Teor de sólidos é expresso em porcentagem e é calculado dividindo a massa de sólidos obtida após secagem / pela massa total da amostra x 100.
2) Determinação da umidade ótima e da densidade aparente seca máxima. A massa específica seca máxima é 1,595 g/cm3 (ou peso específico seco máximo de 15,95 kN/m3) e o teor de umidade ótimo é de 21,1%. w = 18,35% e ρd =1,479 g/cm3 Será necessário acrescentar água para atingir o teor de umidade ótimo.
Uma forma simples de medir a umidade é utilizando dois termômetros: um deles com o bulbo seco e o outro com o bulbo úmido, isto é, envolto em uma gaze úmida. O valor da temperatura medido com o termômetro úmido é menor porque a água evapora esfriando o bulbo.
Dependendo da quantidade de água armazenada no solo, ele poderá apresentar três níveis distintos de umidade, que são:
No inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.
Geralmente, uma semente em boas condições de armazenamento tem de 13% a 14% de umidade”, comenta.
O controle e a previsão da umidade do solo são essenciais para o crescimento ideal da safra. O monitoramento preciso da umidade do solo permite o controle eficiente de nutrientes e outras entradas. A moderna tecnologia de monitoramento de cultivos permite um controle automático da umidade do solo.
Os métodos diretos incluem a extração de água de uma amostra de solo por meio de evaporação, lavagem e reação química. O cálculo da umidade do solo é baseado no peso da água extraída e no nível da secura. Os métodos indiretos incluem a medição das características do solo, dependendo do conteúdo de água.
No Brasil a determinação da umidade do solo é padronizada pela norma NBR 6457/2016 - Amostras de solo - Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização.
Níveis suficientes de umidade do solo são uma condição importante para a formação adequada das plantas e para o alto rendimento das culturas. Para a planta, a água serve não apenas como um agente de restauração de umidade, mas também como um regulador de temperatura.
O que é bom para desinchar o tornozelo torcido?
Como saber se o empréstimo consignado foi aprovado Bradesco?
Qual a eficiência de uma lâmpada incandescente?
Qual a melhor época para ir em Natal?
Porque a água do mundo está acabando?
Como era o Rio Grande do Sul antigamente?
Qual a importância de fazer um exame para diagnóstico no início da doença?
Quais são as infrações éticas?
Quais as desvantagens de fazer intercâmbio?
Como se escreve visuo espacial?
Como escrever bênçãos ou bênçãos?
Qual é a escala de resistência?
Pode tomar banho em aeroporto?
Como saber se o enjoo e de gravidez?
Qual foi o motivo dos sertanejos do Contestado se revoltarem?