Qual a teoria do lugar do crime?

Pergunta de Mia Violeta Valente em 27-05-2022
(35 votos)

A teoria do lugar do crime adotada no Brasil é a teoria da ubiquidade, expressa no art. 6º do CP, que dita que será considerado lugar do crime tanto o lugar da ação ou omissão quanto o lugar em que se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

Qual a teoria utilizada pelo Código Penal na definição do lugar do crime?

A Teoria mista ou da ubiquidade é adotada pelo Código Penal brasileiro, de acordo com o art. 6º: “Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.”


Qual a teoria do tempo do crime?

Por outro lado, o mesmo código em seu artigo 4° orienta na adoção da teoria da atividade, de modo que o tempo do crime é considerado no momento em que foi praticado por ação ou omissão, mesmo que o resultado do ato ocorra em outra data.

Qual é o lugar do crime?

Lugar do crime é tanto aquele em que se produziu (ou deveria ter se produzido) o resultado, bem como onde foi praticada a ação ou omissão. (adotada pelo art. 6º do CP).

O que é tempo e lugar do crime?

Assim como o tempo do crime, o lugar do crime possui 3 principais teorias, vejamos: Teoria da Atividade: Para essa teoria, o lugar do crime será aquele onde ocorreu a ação ou omissão. ... Teoria do Resultado: Para essa teoria, considera-se o lugar do crime aquele onde ocorreu a consumação.

Tempo e Lugar do crime (artigos 4º e 6º do CP)


39 curiosidades que você vai gostar

O que é o tempo do crime?

Tempo do Crime é o marco adotado para estabelecer o momento (tempo) do cometimento de um crime. Consoante artigo 4º do código penal, "Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado".

Quais são as teorias adotadas para o tempo do crime e lugar do crime?

Algumas teorias buscam estabelecer o “lugar do crime”, como a teoria da atividade ou da ação; a teoria do resultado, do evento ou do efeito; e, a teoria da ubiquidade ou mista. Também com o nome de “teoria da ação”, o lugar do crime é aquele em que ocorre a conduta (dolosa ou culposa).

O que é a consumação do crime?

De acordo com o artigo 14, I, do Código Penal, diz-se consumado o crime quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal. No homicídio, por exemplo, o tipo penal consiste em "matar alguém" (artigo 121 do CP), assim o crime restará consumado com a morte da vítima.

Quais são as teorias do direito penal?

Teorias funcionalistas

A conduta, portanto, deve ser compreendida de acordo com a missão conferida ao Direito Penal. As duas principais correntes funcionalistas são: funcionalismo teleológico, de Claus Roxin e o funcionalismo sistêmico, de Günter Jakobs.



Outras questões

Onde fica o guincho GTA SA?

Qual a maneira correta de descartar o papel?

Como os plásticos podem ser classificados?

O que é uma pessoa pegajosa?

Onde comprar PS5 no EUA?

Quem tem direito ao aumento do salário mínimo?

Qual exame para detectar reumatismo no sangue?

Precisa colocar referência em resenha crítica?

O que é caixa postal do celular?

Quem sustenta a língua?

Como ganhar dinheiro com textos na internet?

Qual recurso cabível contra decisão em agravo de instrumento?

O que é bom para aumentar a imunidade de quem faz quimioterapia?

Como tossir sem estourar os pontos?

Qual possui maior densidade?

Qual time o Ronaldo foi melhor do mundo?

Como fazer a ata de escolha do livro didático 2021?

Qual o hormônio que faz crescer?

Quantos watts tem uma TV de 20 polegadas?

Quanto equivale 1 kg em newton?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com