Qual a diferença entre vício é defeito de um produto?

Pergunta de Cláudio Torres em 27-05-2022
(4 votos)

Temos, então, que o vício pertence ao próprio produto ou serviço, jamais atingindo a pessoa do consumidor ou outros bens seus. O defeito vai além do produto ou do serviço para atingir o consumidor em seu patrimônio jurídico mais amplo (seja moral, material, estético ou da imagem).

O que é defeito de produto?

O defeito é o vício acrescido de um problema extra, alguma coisa extrínseca ao produto ou serviço, que causa um dano maior que simplesmente o mau funcionamento, o não funcionamento, a quantidade errada, a perda do valor pago - já que o produto ou serviço não cumpriram o fim ao qual se destinavam.


O que é considerado vício de produto?

O vício do produto, previsto no artigo 18, caput, do Código de Defesa do Consumidor, abrange os vícios aparentes e de fácil constatação, ocultos e também os produtos que estejam em desacordo com normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.

O que é vício no Direito do consumidor?

O que é VÍCIO: Esse termo é usado quando um produto ou serviço se torna inadequado para o consumo ou não funcionam, tornando a utilização menos eficaz ou impossível.

Qual a diferença entre vícios redibitórios e vícios do produto?

Ressalto que vício não se confunde com vício redibitório, da teoria civilística. A primeira distinção a ser feita é que os Vícios redibitórios são defeitos ocultos da coisa que dão causa, quando descobertos, à resilição contratual, com a consequente restituição da coisa defeituosa, ou ao abatimento do preço.

Vício e o Defeito do Produto/Serviço


32 curiosidades que você vai gostar

O que são vícios redibitórios exemplifique?

Por vícios redibitórios entende-se aqueles defeitos ocultos em coisas que foram recebidas por via de um contrato bilateral comutativo, ou de doações onerosas (até o limite do encargo). Tais defeitos devem caracterizar a coisa transacionada como imprópria ao uso a que se destina, ou mesmo diminuir seu valor contratado.

O que são vícios redibitórios e quais são os seus requisitos?

O vício redibitório é aquele, decorrente dos contratos comutativos, em que a coisa apresenta um vício oculto que a torna imprópria ao uso ou que diminua seu valor, podendo o contratante rejeitá-la, exigir reparação ou abatimento do preço.

O que é vício do produto é vício do serviço?

VÍCIO DO PRODUTO E DO SERVIÇO

Vício nada mais é do que um problema que o produto ou o serviço possui. Um produto com vício, em geral, é um produto que não funciona (um televisor que não liga) ou que funciona mal (um aparelho celular que não completa ligações), inadequados para o fim a que se destinam.

Quantos e quais são os tipos de vícios no Direito do consumidor?

Os vícios podem ser de qualidade (art. 18, do CDC) ou de quantidade (art. 19, do CDC). Vícios de qualidade dos produtos são aqueles impróprios ao consumo ou lhes diminuem o valor, como por exemplo: data de validade vencida, deteriorados, falsificados, enfim, em desacordo com as normas regulamentares.



Outras questões

O que baseiam-se em necessidades sentidas consciente ou inconscientemente?

Moscando o que é?

O que quer dizer desembargador?

Catarro com sangue o que pode ser?

O que é empreendedorismo social?

Quem inventou a patenteada?

Quando surgiu a eletroterapia?

Alinhamento o que é?

O que são metodologias ativas?

Quantos tipos de empreendedorismo existem?

O que é eletroterapia na fisioterapia?

Coisas que rimam com exibir?

Medram significado em portugues?

O que é risada patologica?

O que é barra de tarefa?

Como excluir celulas vazias excel?

Por que trancar a faculdade?

Quanto tempo a matrícula pode ficar trancada mec?

Qual a idade para atendimento preferencial nos bancos?

O que significa a palavra torrados?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com