A literatura indica 34 º C como temperatura ideal dentro da colméia.
Os experimentos, conduzidos sempre em períodos de 40 dias, comprovaram que a temperatura ideal interna em uma colmeia em regiões quentes deve variar de 33 a 36 graus Celsius.
No inverno, para aumentar a temperatura do interior do ninho, as abelhas se aglomeram em “cachos". Se a temperatura continuar caindo, as operárias aumentam sua taxa de metabolismo, provocando vibrações dos músculos torácicos, gerando calor.
A temperatura ideal para a espécie de abelha que exploramos na apicultura, a apis mellifera ou africanizada, como é conhecida, varia de 33°C a 36°C, e a temperatura dentro do ninho quando há a produção de larvas é mantida dentro desse intervalo.
Para baixar a temperatura da colmeia, as abelhas do interior da colônia se distanciam dos favos e se aglomeram do lado de fora da caixa. Algumas ficam posicionadas na entrada do ninho, movimentando suas asas, para direcionar uma corrente de ar para o interior da colmeia.
22 curiosidades que você vai gostar
Uma causa comum de abandono é o calor excessivo. Períodos de carência alimentar ou de seca muito prolongados e ataque de inimigos, como formigas, também podem motivar o abandono das colmeias. Nas abelhas sem ferrão, não existe o comportamento de abandono das colmeias.
Enxameação é o processo de divisão reprodutiva natural das colônias que ocorre, geralmente, no início do periodo das floradas, o periodo das chuvas na Região Nordeste. Migração é o processo de abandono total da colméia pelas abelhas, que partem à procura de outra região ou local mais propício para se alojarem.
Nesse começo da primavera, as colmeias se dividem e acontece o fenômeno da “exameação”. Em busca de local seguro, as abelhas podem cruzar o espaço urbano.
A dança das abelhas é um importante meio de comunicação. Assim as operárias podem informar a distância e a localização exata de uma fonte de alimento. A dança das abelhas é um importante meio de comunicação.
O melhor horário é entre 8 e 11 horas e das 15 às 17horas e 30 minutos, aproveitando que a maioria das operárias está no campo em atividade de coleta. Nunca se deve trabalhar durante a chuva.
A fonte mais óbvia para refrigerar o corpo é a água. Algumas espécies podem ingerir o líquido para aliviar a barra, como observamos em diversas abelhas e vespas. Além disso, há insetos que levam gotículas de água em seu aparato bucal para gotejá-las sobre as larvas e a estrutura interna dos ninhos.
Uma deficiência da quantidade e qualidade do pólen e néctar leva à redução do número de abelhas nas colônias e da quantidade de colônias em uma região.
4. Cada favo tem alvéolos dos dois lados. Quando a colmeia estiver pronta, terá uma ordenação-padrão: no alto, é guardado o mel, em seguida o pólen, depois as larvas e ovos e, por fim, os zangões. Os favos são construídos com a cera produzida pelas glândulas ceríferas das abelhas operárias.
No inverno, as abelhas ficam recolhidas no ninho, mantendo a temperatura interna da colmeia próximo dos 33 graus. ... Quando as operárias começam a trazer alimentos, o ninho começa a ficar agitado e a temperatura interna aumenta.
A comunicação das Apis mellifera pode ocorrer por meio de sons, substâncias químicas, tato, danças ou estímulos eletromagnéticos. Um dos meios mais importantes de comunicação da Apis é a transferência de alimento, pois, durante a transferência, ocorrem trocas de algumas secreções glandulares entre uma abelha e outra.
A comunicação entre as abelhas pode ser através de sinais químicos ou cheiros, sons ou ruídos e danças ou movimentos rítmicos os quais são usados para comunicarem a localização de alimentos, água, locais de nidificação, presença de inimigos, atração sexual, agregação, abandono do ninho etc.
A língua é uma peça bastante flexível, coberta de pêlos, utilizada na coleta e transferência de alimento, na desidratação do néctar e na evaporação da água quando se torna necessário controlar a temperatura da colmeia.
1- Preservação da espécie.
Colmeias saudáveis chegam a “soltar” mais de um enxame por ano e com isso haverá cada vez mais colônias de abelhas nas redondezas, preservando assim a espécie na natureza.
A proliferação natural e reprodução do apiário é chamada de enxameação. A enxameação normalmente ocorre durante a primavera ou início do verão (abril – junho). Em poucas palavras, a rainha, acompanhada de um número de operárias deixam o apiário em busca de um novo ninho.
Primavera – Crescimento da Família Quando as flores começam a florir nos campos, as abelhas operárias iniciam intensamente a coleta do néctar e do pólen. As operárias entram e saem do ninho em busca de alimentos, carregando em volume maior que seu peso corporal, visitando mais de 500 flores durante o dia.
Enxameação. Retirada. A enxameação de abelhas do gênero Apis mellifera consiste na saída em massa de indivíduos da colônia e é categorizada em três tipos: enxameação reprodutiva, enxameação migratória e por abandono.
Existem basicamente dois tipos de comportamento enxameatório, o enxame reprodutivo no qual as abelhas produzem rainhas para garantir a continuidade da espécie e o enxame de abandono ou “absconding” no qual as abelhas abandonam a colméia em busca de melhores condições como por exemplo falta de alimento, falta de espaço, ...
Colmeia poedeira ou zanganeira
Essas operárias, às vezes, passam a ter um comportamento semelhante ao da rainha, deixando de ir ao campo para coletar o alimento e permanecendo no ninho para fazer postura.
O que é doença autoimune da tireoide?
O que são disfunções urinárias?
Quais são os nomes dos sólidos?
Quanto tempo demora para sair a cocaina do sangue?
O que tem mais vitamina C laranja ou acerola?
Quais as erupções vulcânicas mais destruidoras que já ocorreram no planeta Terra?
A tuberculose é uma donça respiratora causada por?
Como escrever uma frase na voz ativa?
Com quantas semanas bebe vira?
O que significa SA nos bancos?
Qual dos irmãos Weasleys morre?
O que é aprendizagem por repetição?
Como curar uma afta na língua?
Quantos anos tem pirâmide do Egito?
Qual a finalidade da escala de Braden e quando ela deve ser aplicada?
Quais problemas ambientais urbanos são mais comuns nas grandes cidades?