3- A temperatura ideal para fritar o pastel é de 180 ºC.
Para quem tiver termômetro, o ideal é cerca de 180°C. Com 1 litro, frita-se um pastel grande como o da feira por vez. Com mais litros, frita-se mais e controla-se a temperatura: o óleo esfria mais devagar. O óleo utilizado faz diferença no sabor: de canola ou girassol são mais suaves.
Isso porque a temperatura ideal para se fritar um alimento é entre 180°C e 190°C --o azeite, no entanto, se degrada antes disso, enquanto os outros óleos citados suportam temperaturas acima de 200°C.
Colher de Pau: Esse é um método bem econômico, afinal todo mundo tem uma colher de pau ou um hashi (pauzinho japonês) em casa. Para fazer o teste é só colocar algo de madeira dentro do óleo e quando ele começar a borbulhar é sinal que esta quente.
Utilizar um óleo de boa qualidade (ex: oleo de canola, óleo de milho,etc). Colocar 1 garrafa de óleo (900ml) em uma frigideira grande, com profundidade adequada para fritar os pastéis. Antes de fritar os pastéis deixar o óleo aquecer bem até o ponto ideal para a fritura (190Co).
35 curiosidades que você vai gostar
Pode até parecer óbvio, mas a escolha do óleo pode fazer toda a diferença na hora de fritar o pastel, especialmente o de massa pronta. Nesse caso, os óleos de girassol e de milho são as melhores opções, já que são mais suaves do que os de algodão e canola, por exemplo.
“Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura”, indica Lucas Silva Santana, do Temaki Fry.
A primeira dica é colocar um pedaço de pão na panela em que o óleo está. Se, em 40 segundos o pão ficar dourado, pimba! O momento é esse para fritar. Se dourar em pouco menos, significa que o óleo está quente demais; se demorar mais do que o tempo acima, o óleo não está na temperatura certa.
Temperatura do óleo
A temperatura ideal para fritura é 180° C . Se o óleo estiver frio, o alimento não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes de ficar pronto por dentro. Na falta de um termômetro, uma dica infalível é jogar um palito de fósforo no óleo quente.
O óleo de cozinha pode sofrer combustão espontânea (pegar fogo) se a temperatura exceder o chamado ponto de ignição. O óleo de canola, por exemplo, sofre combustão espontânea a uma temperatura de cerca de 330ºC.
Temperatura ideal entre 180ºC e 200ºC
Se o óleo estiver frio, poderá encharcar o salgadinho e, se estiver muito quente, poderá causar sua explosão. A temperatura ideal para a fritura dos salgados é entre 180oC e 200oC.
Se a temperatura aumentar para mais do que 115 graus, o óleo do motor ficará cada vez mais fino e perderá qualidade. Além disso, a pressão do óleo também baixará e o filme do óleo, que protege o motor do atrito e das partes móveis, será rompido.
Ficar de olho na temperatura do óleo
A temperatura certa é no máximo 180°, e quando o óleo passa disso há uma troca de substância entre o óleo e o alimento. Em outras palavras, é a temperatura certa de 180° que permite que o pastel fique bem sequinho e crocante.
Temperatura ideal: antes de colocar o alimento, a temperatura do óleo deve atingir de 180ª 190ºC.
Geralmente, diz-se que entre 21 e 22 °C corresponde à temperatura ideal e mais saudável para interiores, durante todo o ano. No entanto, isso varia conforme as pessoas, sendo que um ambiente mais quente pode ser mais adequado a bebés, idosos e doentes.
O teste da torrada ou do pão é muito eficiente também
Esse método é clássico de vó: você pode utilizar pedaços de pão ou torrada; quando colocar o óleo no fogo, você adiciona o pão ou a torrada, e quando em volta deles começar a borbulhar, o óleo estará quente!
Truque do pão número 1
Essa dica vem direto da vovó: ao colocar o óleo para esquentar, você já adiciona um pedaço de pão ou de torrada na frigideira. Quando o óleo ao redor dele começar a borbulhar, ele já estará quente para fritar seus alimentos.
Contudo, a gordura vegetal em estado líquido, aquele antes de passar pela hidrogenação, é muito boa para ser utilizada para fritura, principalmente de pastéis. Isso porque elas contam com as gorduras boas que são: gordura monoinsaturada e poliinsaturada.
O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Elaine Moreira, os óleos de soja, canola, milho e girassol são mais adequados para fritar comida. Isso porque o azeite de oliva, apesar de mais indicado para temperar salada e outros alimentos, não é bom para ser aquecido, porque oxida rapidamente.
Não use azeite de oliva para fazer frituras
O motivo - falso - é que as moléculas de gordura desse tipo de azeite seriam queimadas a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.
Quando a gordura está quente, qualquer respingo de líquido pode deixar o óleo espumando ou até provocar pequenos estouros que, além de sujarem o fogão, levam a queimaduras físicas caso haja alguém perto da frigideira.
Seja com óleo vegetal ou gordura animal, o ideal é evitar a fritura, que coloca o alimento em temperaturas altas. Mas, se esse tipo de preparo for indispensável, então escolha a banha de porco ou outra gordura de origem animal.
Armazene pastéis fritos em papel de pão
Sendo assim, frite os pastéis e deixe-os secando em papel toalha até enxugar bem. Em seguida, coloque cada pastel de forma individual naqueles papéis de pão. Assim, eles já ficarão embalados para o cliente, basta retirar da estufa e entregar ao cliente, quentinho e sequinho.
Se o óleo estiver de morno para quase frio, certamente seu pastel irá abrir e encharcar todinho. A recomendação é de que a temperatura esteja entre 180º a 200º.
Como pedir o chip do professor na sed?
Como personalizar um convite no LinkedIn?
Como responder uma disputa no PagSeguro?
Como fazer um currículo personalizado no Word?
Como solicitar ligação de água Copasa?
Como fazer meia personalizada?
Qual é o prazo para impugnação de um edital?
Como pedir o número do WhatsApp de uma mina?
Como criar um menu personalizado no WordPress?
Como fazer o pedido do kit inicial da Natura?
Como instalar aplicativos não confiáveis no iPhone?
Como pegar aparelho grátis na Tim?
Como pedir o número da mina de forma criativa?