As letras possíveis são A, C, G e T, representando os quatro nucleotídeos (subunidades) de uma cadeia de DNA – as bases adenina, citosina, guanina, timina, covalentemente ligadas a uma "coluna vertebral" de fósforo.
Na transcrição, uma região de DNA se abre. Uma fita, a fita molde (ou template, do inglês), serve como gabarito para a síntese de um transcrito de RNA complementar. A outra fita, a fita codificadora, é idêntica ao RNA transcrito quanto à sequência, exceto que ela tem bases uracila (U) no lugar de bases timina (T).
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.
A RNA polimerase sintetiza uma sequência de RNA complementar à fita de DNA molde. Ela sintetiza a fita de RNA na direção de 5´para 3´, enquanto a leitura da fita molde de DNA ocorre na direção 3´para 5´.
O sequenciamento de DNA é o processo realizado para se determinar a sequência exata de nucleotídeos em uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico).
A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.
A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA.
A replicação do DNA requer outras enzimas além da DNA polimerase, incluindo DNA primase, DNA helicase, DNA ligase, e topoisomerase.
As enzimas que aumentam ou diminuem o grau de subenrolamento do DNA são as topoisomerases, e a propriedade que elas modificam no DNA é o número de ligação.
A replicação do DNA ocorre na interfase e precisa ser fiel e precisa para garantir a estabilidade. ... Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'.
Estruturalmente, o DNA é constituído por duas longas cadeias polinucleotídicas formadas a partir de monômeros chamados nucleotídeos. Os nucleotídeos são formados através da ligação entre um íon fosfato, o açúcar desoxirribose e uma base nitrogenada que pode ser timina, guanina, adenina e citosina.
O exame de DNA, também chamado de teste de DNA ou, ainda, de mapeamento genético, é um procedimento laboratorial que compara amostras de material genético de indivíduos diferentes.
O grau de confiabilidade do exame de DNA é bastante alto, estabelecendo uma certeza de 99,9% de que o resultado encontrado esteja correto. Outra aplicação do mapeamento genético é na medicina forense, para identificar suspeitos utilizando amostras de material genético encontradas em cenas de crimes.
O modelo descrito acima para a molécula de DNA é a estrutura proposta por Watson e Crick, no ano de 1953. O modelo por eles proposto pode ser comparado a uma escada em caracol, em que as bases nitrogenadas formariam os degraus, e as cadeias de açúcar e fosfato formariam os corrimãos. → Função do DNA
O que a ansiedade causa na menstruação?
Como solicitar nova placa Mercosul?
Quantos litro de água um elefante bebe por dia?
Como alterar a conta da Microsoft no notebook?
Como movimentar uma pessoa acamada?
Como imprimir uma página sem cortar?
Como o desperdício de alimentos afeta o Brasil é o seu bolso?
Como é feita a intimação no cumprimento de sentença?
Quanto custa alterar uma convenção de condomínio?
Como os povos antigos observavam o céu?
Como mover uma textura no SketchUp?
O que é empoderamento na saúde?
Como cadastrar CPF para aumentar o score?
O que a ansiedade pode causar no estômago?
Como transferir ponto de gás em apartamento?
Como mudar cor de letra no FF?