Destarte, há também de se considerar semelhanças entre as duas expressões, ciência e senso comum, as duas são susceptíveis ao erro, as duas são inacabadas, são falíveis. O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver.
Mas a principal diferença entre ambos é que, enquanto para o senso comum basta o conhecimento que nos permite sobreviver, a ciência tenta se aproximar cada vez mais da realidade (já que alcançá-la e conhecê-la totalmente é impossível) (Popper, 1984).
O senso comum é um conhecimento assistemático, ou seja, não possui uma organização prévia ou investigação de estudos para se chegar a uma conclusão. A ciência, no entanto, é um conhecimento sistemático, organizado a partir de um conjunto de teorias, estudos e observações coerentes e relacionadas entre si.
Enquanto as afirmações do senso comum partem de um conhecimento particular, que muitas vezes não pode ser validado se relacionado com outras pessoas, e estão vinculadas ao ponto de vista individual, a ciência pretende estabelecer um conhecimento geral a partir de experimentos que possam ser comprovados.
O conhecimento pautado no senso comum, por mais prosaico e paradoxal que ele seja, é, deveras, relevante para o desenvolvimento cultural, científico e social, embora seja oriundo, muitas vezes, de boatos, superstições, tradições, costumes e preconceitos arraigados, dado que têm o mérito de fazer surgir a dúvida, o ...
42 curiosidades que você vai gostar
O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é adquirido, muitas vezes, por meio das convenções coletivas. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado.
O Senso Comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições. Na filosofia, o termo é utilizado para explicar as interpretações feitas pelos indivíduos à realidade que os cercam sem estudos prévios ou provas científicas.
Senso comum é a primeira forma de conhecimento praticada pelo homem, desde o instante em que passou a viver em grupos. Trata-se de característica comum às sociedades humanas e apenas a essa espécie, que não depende apenas de seu instinto para sobreviver.
Abaixo daremos alguns exemplos do que é caracterizado como senso comum:Chá de boldo cura problemas no fígado. ... Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino. ... Em time que está ganhando não se mexe. ... Há solução para tudo, menos para a morte. ... Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol.
Pode se casar duas vezes no civil?
Quais os jogos mais instalados?
Quanto tempo dura uma gravidez?
Qual a diferença entre consultor e corretor?
Quantas pessoas com o nome Eduardo?
Quais as vantagens de se usar um SGBD?
Como consultar multas Renainf?
Quanto ganha um nutricionista da Unimed?
Qual a melhor época para viajar para Bolívia?
Como configurar o firewall do Debian?
Como deixar apenas algumas células editáveis no Excel?
Como fazer um endosso em preto?
Quanto é o desconto do INSS 2022?
Para que serve os do câmbio Dualogic?
O que quer dizer a palavra psicografia?