Laroye, Exu! A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.
A saudação aos exus e pombajiras é "laroiê". Significa algo como "salve o mensageiro".
Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira. Esta saudação também é utilizada na entrega de oferendas ou como pedido de proteção.
Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”.
...
Saudação ao orixá ObáTermo: Akiro Obá Yê!Significado: Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!Expressão corporal: tocar no chão três vezes com as duas mãos.
SAUDAÇÃO....... alupô, laroiê.
25 curiosidades que você vai gostar
Ferva a água e coloque as ervas em infusão. Deixe no mínimo de 20 minutos. Acenda uma vela e faça seus pedidos ao BARÁ AGELÚ. Tome seu banho de asseio normalmente e,logo após,jogue esse banho,do pescoço para baixo,mentalizando o que você quer,tendo a certeza de que irá conseguir o que deseja.
O Orixá Bará é o Princípio de Movimento e Interligação, é também o mensageiro dos Orixás. Bará pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.
Significado de odoyá: Odoyá ou Odoiá - saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas.
Outra saudação comum é o movimento das mãos parcialmente fechadas (encolhidas) apontada para o solo, com os dedos retraídos, encostando as costas das mãos ou os punhos um no outro, três vezes. Observa-se também durante os ritos o gesto de – com os punhos cruzados – bater as costas das mãos três vezes ao chão.
São considerados pelos umbandistas como “entidades” fortes e cheias de vigor físico. Durante a “incorporação” soltam “brados” fortes que funcionam como verdadeiros “códigos” que fazem parte de uma linguagem comum entre eles, que se cumprimentam e se despedem por meio destes sons.
Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda. É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria.
1. Motumbá é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé.
[Umbanda] Significa uma saudação ao Orixá Xangô, o mesmo que "venha saudar o rei/pai". Kaô Cabecile!
Faça a saudação: “Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!”. Você vai ver que o caminho se abre, as respostas se afirmam. Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
Recebida a permissão, o médium deverá “bater a cabeça” no “pano de cabeça” do Pai ou Mãe-de-Santo que estará colocado em frente ao “congá”, cumprimentará os membros da hierarquia e se posicionará na corrente.
Odoyá ou Odoiá - saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas. Eu sou Filho de Yemanjá. Odoyá minha mãe.
Saudação a Iemanjá
Oh! Doce, meiga e querida mãe Iemanjá, vós permitistes que no meio de vossa morada se formassem as primitivas formas de vida, que foram o berço de toda a criação, de toda a natureza e de toda a humanidade, aceitai nossas preces de reconhecimento e amor.
OXUM – Nossa Senhora da Conceição (RJ), Nossa Senhora das Candeias (BA). Orixá do amor puro e verdadeiro, orixá da alegria e da união. Senhora da águas doces e das cachoeiras. Saudação: Ora Yê iê, ô!
"A milhares de anos atrás no reino de Oxalá, Iemanjá esposa de Oxalá, teve seu primeiro filho, Bará Lodê, a qual era um dos primeiros Orixás que andara por toda terra. Um ser viril, guerreiro, bravo e valente!
Bebida – cachaça. Cores – preto e vermelho ou multicolorido.
Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.
Em homenagem ao Dia de Bará e Santo Antônio, comemorado no dia 13 de junho, a Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), em parceria com a Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Prefeitura de Canoas, promoveu uma série de atividades no Calçadão de Canoas.
Assim, seguindo a Nação de Oyó, teremos em 2018 a regência de Bará, o orixá dono das chaves, das encruzilhadas e caminhos. Sua cor é a vermelha e seu número é o 7.
Tem como restituir Imposto de Renda de anos anteriores?
Como recuperar bem apreendido?
Qual a melhor arma Cod Mobile?
Como se divide a história da educação grega?
O que vai acontecer com o COD Warzone?
Como identificar os polos de um solenoide?
Porque quando dirijo sinto sono?
Quantas semente de sorgo por metro?
Como podemos definir fatores ambientais?
O que é poluição desencadeada?
Quando estudamos a história grega como é dividido o seu período?
Como jogar jogos do Super Nintendo no Xbox One?
Como podemos dividir o continente americano de acordo com o critério de ordem Histórico-culturais?
Qual a diferença entre o risco é o perigo?
Qual é o tipo de linguagem utilizada na literatura?
Como diferenciar um romance clássico de um romance contemporâneo?
Como podemos dividir o processo industrial?
Como podemos dividir o território onde a Grécia Antiga estava localizada?