O estudo de caso é um método de pesquisa que utiliza, geralmente, dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais, com o objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais inseridos em seu próprio contexto. ... O objetivo do trabalho é apresentar um roteiro de como desenvolver estudo de caso.
O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado. A tendência do Estudo de Caso é tentar esclarecer decisões a serem tomadas.
Assim, tem-se: a formulação do problema ou das questões de pesquisa; a definição das unidades-caso; a seleção dos casos; a elaboração do protocolo; a coleta de dados; a análise e interpretação dos dados; e a redação do relatório.
O Estudo de Caso – enquanto método de investigação qualitativa – tem sua aplicação quando o pesquisador busca uma compreensão extensiva e com mais objetividade e validade conceitual, do que propriamente estatística, acerca da visão de mundo de setores populares.
Para o desenvolvimento de um estudo de caso, o pesquisador passa por três fases que são: 1ª Fase exploratória; 2ª Delimitação do estudo; 3ª Interpretação sistemática dos dados e elaboração do relatório.
Existem diferentes tipos de estudo de caso. Por exemplo, ele é muito comum no âmbito acadêmico, sendo usado como TCC em determinados cursos. Mas eles também são muito usados no marketing, por serem conteúdos muito eficientes para promover produtos e serviços.
O estudo de caso parte de uma situação-problema que se busca compreender e para isso o pesquisador deve coletar informações sobre o contexto e as variáveis. Os métodos e ferramentas para a coleta e análise de dados serão diferentes em cada caso e devem ser escolhidos conforme os objetivos da pesquisa e as possibilidades metodológicas.
Mas Yin não é o único autor a dar a sua definição sobre os cases. William Goode diz que o estudo de caso é um meio de organizar os dados, preservando do objeto estudado o seu caráter único. Mais à frente, vamos detalhar os diferentes tipos de estudos de caso, que podem ser aplicados em áreas diversas.
Por outro lado, os objetivos de um estudo de caso podem variar conforme a área na qual são utilizados. Quando focam na inovação, por exemplo, mantém o caráter de referência, servindo até mesmo como uma ação de benchmarking, a partir da qual negócios buscam aprender com as melhores práticas do mercado.
Qual o momento do pagamento do ITCMD?
O que Peter Singer fala sobre a ética?
Quando se aplica a propriedade distributiva?
É verdade que as pedras tem energia?
Qual é a maior bacia leiteira do Brasil?
Como funciona assinatura GoPro?
O que é bom para baixar a glicemia?
Quais são os tipos de esterilizantes?
Quantas horas trabalha na Havan?
Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de hérnia umbilical?
O que é o tempo de pega do gesso?
Quanto tempo demora para atualizar o caixa tem?
Quais as frutas que são boas para o fígado?
O que deve constar no laudo pericial contábil?
Qual a estrutura de um parágrafo?