A defesa do embargado é chamada de impugnação, e por se tratarem de embargos à execução, se constitui uma impugnação aos embargos à execução. Com previsão bem sucinta, a teor do inciso I, do art. 920, o prazo para apresentação de impugnação será de 15 dias, contados na forma do art. 219, Novo CPC (dias úteis).
Já o recurso que pode ser interposto pelo executado é chamado de "embargos à execução". Após decisão do juiz sobre quaisquer desses recursos, é possível ingressar com um novo recurso, chamado de "agravo de petição", no prazo de oito dias. Esse recurso é julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho correspondente.
A relatora, ministra Nancy Andrighi, explicou que, no processo executivo, sejam quais forem o meio executório e o seu procedimento, o prazo para o executado oferecer embargos à execução é único, sempre de 15 dias, variando apenas seu termo inicial (artigo 915 do Código de Processo Civil – CPC).
No cumprimento de sentença, o meio típico de defesa do executado é a impugnação, cujo prazo de apresentação é de 15 dias, contados da data da intimação para o pagamento voluntário da obrigação constante do título executivo judicial (arts. 523 e 525 do CPC).
Sobre os embargos à execução, é correto afirmar que
somente serão cabíveis e admissíveis se garantido o juízo com a penhora. somente serão cabíveis e admissíveis se citado o executado. deverão ser apresentados no prazo de 15 dias, contados da juntada do mandado de citação aos autos.
26 curiosidades que você vai gostar
Penhora, depósito ou caução nos embargos à execução
914, os embargos poderão ser opostos independentemente de penhora, depósito ou caução. Contudo, é essencial compreender que somente a oposição de embargos não suspenderá a execução principal, conforme disciplina o art. 919.
Quanto à suspensão da execução, assinale a opção correta. Recebidos os embargos à execução, esta permanecerá suspensa até o trânsito em julgado da decisão que julgá-los.
Quando a execução se fundar em título executivo extrajudicial, a defesa do executado ocorre através de embargos do executado (arts. 914 ao 920 do CPC/2015). Trata-se de mecanismo de defesa distinto da impugnação ao cumprimento da sentença, especialmente por ter natureza de processo de conhecimento autônomo.
Como se sabe, o recurso cabível é determinado de acordo com o efeito da decisão na execução. Se a decisão gerar a extinção da execução, independentemente se a decisão for de mérito ou não, o recurso cabível é apelação. Contudo, se a decisão não extinguir a execução, o recurso é o agravo de instrumento.
Quem é o autor do livro de Mateus?
Como os neurônios transmitem informações?
O que os dentes tortos podem causar?
Quem pode fazer laudo para AVCB?
Quantas palavras existem na língua portuguesa 2021?
Como identificar trombose na mão?
Quantas petrolíferas têm no Brasil?
O que uma pessoa que tem refluxo não pode comer?
Quem tem déficit de atenção pode ter uma vida normal?
Quais os tipos de reforçadores?
Como conseguir laudo de autismo pelo SUS?
Qual a regência do verbo visar?
Quais são os tipos de verrugas mais perigosas que existem?
Quanto custa para registrar um nome fantasia?
Como usar K Othrine para matar baratas?
Quanto tempo leva para curar a micose?
Qual é o dente que nasce com 18 anos?
Qual é a classificação dos anfíbios?