De acordo com Michel Foucault (2004) existe uma relação íntima entre o conhecimento e o poder dentro da coletividade. Segundo o filósofo, o discurso que ordena a sociedade é sempre o discurso daquele que detém o saber.
O ponto fundamental de toda esta análise é que saber e poder se implicam mutuamente: não há poder sem que se tenha estabelecido um saber, como também, o saber constitui relações de poder. Assim, onde há saber, há poder. É importante acrescentar: onde há poder, há resistência.
Para Foucault, todo Poder se define pela obediência e toda dominação pelo seu efeito. Sendo assim, Foucault distingue a forma que se expressa o Poder de obediência.
A FILOSOFIA DE FOUCAULT
Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos.
A frase “Saber é Poder” foi atribuída inicialmente a Francis Bacon, um dos maiores pensadores e influenciadores da Revolução Científica Moderna. Ele queria demonstrar que, se nós tivermos conhecimento sobre o mundo, teremos poder sobre ele.
33 curiosidades que você vai gostar
A tese de Foucault é de que todo saber (um discurso científico ou não) só é possível em determinado momento histórico, porque há um espaço de ordem que o possibilita. Assim, com o projeto metodológico da arqueologia se quer descrever o solo positivo (FOUCAULT, 1999, p.
Através desses métodos Foucault distinguiu sistemas de pensamento e a partir deles concluiu que o conceito de verdade é mutável, ele varia de acordo com o tempo e o espaço, a cultura e as crenças vigentes, e, conhecer a origem dessas mudanças de pensamento e comportamento era a chave para libertar os saberes, a verdade ...
Saber construído pela razão no modo da ciência experimental; é coletar dados sobre o universo. Os métodos utilizados variam entre pesquisadores, existem pesquisas cientificas para varias formas experimentais.
O saber é um produto “do acúmulo de conhecimentos e estudos que se faz. E a sabedoria é um dom que nos permite discernir qual o melhor caminho/atitude a seguir e/ou adotar nos diferentes contextos da vida” (blog Muito Além das Palavras e Sentidos).
Especulativo: as conclusões são baseadas em hipóteses e possibilidades, devido ao uso de um conhecimento teórico puro.
Para Foucault as instituições pedagógicas funcionam como um meio de se produzir sujeitos. Para as pedagogias, as instituições escolares poderão funcionar como um agente transformador de sujeitos, portanto para ambos é na escola que um novo sujeito surgirá.
O poder são as ações sobre as ações. O poder provoca ações que ora se encontram no campo do direito, ora no campo da verdade. O poder deve ser entendido como uma relação flutuante, não está numa instituição e nem em ninguém, já o saber se encontra numa relação de formas e conteúdos.
A Verdade possui algumas características bem específicas: A Verdade, diferentemente de uma opinião, não está aberta a um debate racional. Qualquer pessoa racional concorda com A Verdade e assim, por definição, é impossível sustentar um debate lógico. A Verdade encontra grande oposição.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso.
De acordo com Michel Foucault (2004) existe uma relação íntima entre o conhecimento e o poder dentro da coletividade. Segundo o filósofo, o discurso que ordena a sociedade é sempre o discurso daquele que detém o saber.
"Saber é Poder" é máxima cunhada pelo filósofo inglês Francis Bacon (1561-1626).
“Saber é poder.”
Segundo Foucault, a sociedade faz uso abusivo do poder através das instituições, escolas e prisões, por exemplo. A era moderna é definida através da disciplina, que nada mais é do que um meio de dominação que tem como objetivo domesticar o comportamento humano.
Segundo ele, não há relação de poder que não seja acompanhada da criação de saber e vice-versa. "Com base nesse entendimento, podemos agir produtivamente contra aquilo que não queremos ser e ensaiar novas maneiras de organizar o mundo em que vivemos", explica Veiga-Neto.
Filosofar para Foucault é ser um crítico, um extemporâneo e, enfim, um cético. Seu pensamento é uma maneira de abalar as nossas certeza e, assim, nos desviar nosso pensamento para novos caminhos (negar os deuses e corromper a juventude, diriam a Sócrates).
Qual diferença entre artesanal e caseiro?
Quais os cuidados após cirurgia de períneo?
Qual o percentual de Leitura no Brasil?
É normal a vista ficar embaçada depois da cirurgia de catarata?
São Francisco de Assis e protetor do que?
São exemplos de adaptações metodológicas e didáticas?
Qual é a unidade de frequência?
O que se comemora no Dia 27 de agosto de 2021?
Quais são os 8 pilares da gestão de qualidade?
Quais soluções apresentam Corpo de fundo?
Como ver a Aurora Boreal na Noruega?
Como tirar manchas de louça branca?
O que é um texto prescritivo e Injuntivo?