De origem portuguesa, a literatura de cordel começou com o Trovadorismo medieval, por volta do século XII. Os trovadores cantavam e espalhavam histórias para a população que, na época, era em grande parte analfabeta, mas acabava tendo acesso às histórias por meio dessas canções.
Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.; Presença de rimas, métrica e oralidade.
Literatura de cordel é uma manifestação literária do interior do nordeste brasileiro. É um gênero literário feito em versos com métrica e rima e caracterizado pela oralidade e por uma linguagem informal.
3 IMPORTÂNCIA DA LITERATURA DE CORDEL
A Literatura de Cordel mostra-se como sendo uma fonte de informação relevante em diversos aspectos, entre eles a cultura de um local, um determinado período de tempo, como também expressa as próprias histórias criadas pelos atores cordelistas.
O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.
37 curiosidades que você vai gostar
A obra literária que conta histórias através de rimas
Também conhecido como folhetos, eles eram vendidos em feiras, bancas e mercados. O nome de cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes.
Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.
A Literatura de Cordel tem base na oralidade, e lançar o desafio para os alunos em sala de aula pode ajudar a desenvolver a inteligência, o senso crítico, a capacidade de oratória e a organização das ideias.
Trabalhar com cordel mexe diretamente com emoções, e isto se faz cada vez mais necessário, tanto para atingir os objetivos didáticos, como o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e oralidade, quanto de realização profissional, dado que o fardo do trabalho tende a render bons frutos que nos fortalece a ...
Porque é uma literatura que se origina, no Brasil, das histórias de tradição oral, popularizadas e divulgadas em folhetos vendidos em feiras, de forma acessível às pessoas.
Algumas classificações quanto ao número de versos e sílabas são:Quadra ou redondilha maior – estrofe de quatro versos e sete sílabas;Sextilha – estrofe de seis versos;Setilha – estrofe de sete versos e sete sílabas;Oitava ou oito pés de quadrão – estrofe de oito versos e sete sílabas;
Em geral, os poemas são estruturados em sextilhas, mas pode haver septilhas, oitavas e décimas. Os versos, na maioria das vezes são escritos em redondilha maior (7 sílabas poéticas). Os textos em cordel são ilustrados com xilogravura.
Como Fazer um Cordel:Sua história precisa ter um início, um meio e um fim.A métrica é muito importante então todos os versos.Uso de estrofes em quadra, sextilha, septilha ou décima.
Os poemas de literatura de cordel são marcados por fortes elementos da cultura brasileira, com temas que incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre outros. A sua escrita conta com linguagem coloquial, uso de humor, ironia e sarcasmo.
O que é um cordel:
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras.
Como apresentar a literatura de cordel para as criançasPara a criança ouvir e “pegar o ritmo”Para a criança ler com a sua própria voz.Para as crianças escreverem os seus próprios cordéis.
Práticas Básicas Para Usar Cordel em Sala de Aula
Passe textos diferentes para cada conjunto e forneça prazo de trinta minutos para a leitura, discutir o tema em grupo e fazer um texto dissertativo. Na sequência peça para cada grupo ler o pequeno texto de cordel e depois fazer a leitura da redação. Discuta o tema.
A Literatura de Cordel é considerada um gênero literário, geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e em alguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas.
Ao tratar da grafia, por exemplo, o professor pode em sala de aula utilizar-se do cordel para executar tarefas que enfatizem o desenvolvimento da interpretação de texto do aluno, discutindo as mensagens inseridas nos cordéis trabalhados e em atividades que trabalhem corretamente a grafia das palavras.
A literatura de cordel é uma pequena impressão que, no geral, conta histórias rimadas tradicionais do Nordeste do Brasil. A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses, que já tinham esse hábito do cordel por conta dos trovadores medievais.
O cordel é um tipo de poesia popular divulgada em folhetos. As imagens que nele aparecem são conhecidas como xilogravuras. Um cordel é escrito por meio de estrofes e versos e tem a função de informar e divertir o leitor. Além disso, apresenta rimas e trata de diversos assuntos e histórias.
Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.
A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.
Primeiro movimento literário que surgiu na Idade Média, na França. Em Portugal, teve como marco inicial a Cantiga da Ribeirinha (ou Cantiga de Guarvaia), produzida pelo trovador Paio Soares da Taveirós.
A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.
Quanto equivale 1 4 de 1000 000?
Quais os melhores filmes de empreendedorismo?
Como definir a altura de uma viga?
Como futebol pode representar um elemento da identidade brasileira?
Como calcular a altura de um triângulo fórmula?
Como era jogado o futebol nos seus primórdios?
Como é possível que o olho humano detecta as cores?
Como calcular área com ângulo?
Como calcular a medida de uma esfera?
Como se cadastrar no programa Sempre Presente Itaú?
Como o oleiro prepara o barro para fazer o vaso?
Como um homem reage ao fim de um relacionamento?
O que mantém o baixo pH no interior de Lisossomas?
Como é feita a ativação do linfócito B por meio de linfócitos T auxiliares?
Como o limão vira alcalino no estômago?
Qual equipe trouxe o Jiu Jitsu para o Brasil?
Como o organismo produz imunidade?