O debate sobre a identificação do Serviço Social com a categoria trabalho tem sua origem nos anos 1980, em pleno movimento de renovação profissional e está relacionado à necessidade de desvelamento do significado social da profissão frente à dinâmica da sociedade brasileira caracterizada por grandes mobilizações e ...
O que é Práxis: Corresponde a uma atividade prática em oposição à teoria. Este termo é abordado por vários campos de conhecimento, como filosofia e psicologia, que classificam práxis como uma atividade voluntária orientada para um determinado fim ou resultado.
O Serviço Social contribui para a produção e reprodução desta sociedade, ele participa deste processo enquanto trabalhador coletivo que, por meio de seu trabalho, garante a sobrevivência e a reprodução da força de trabalho.
A categoria trabalho, na sua centralidade, faz que o homem, ao trabalhar o mundo objetivo, se prove de maneira efetiva como um ser genérico (Marx, 1983), onde o teórico confirma a importância do trabalho, que é um processo indispensável na formação do ser social e da sociedade que o constitui como tal.
O Serviço Social está diretamente vinculado às demandas construídas no complexo das contradições produzidas pelo conjunto das relações sociais de produção e reprodução da sociedade capitalista em sua fase monopolista.
Afirmar que o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo, e identificar o seu sujeito vivo como trabalhador assalariado, implica problematizar como se dá a relação de compra e venda dessa força de trabalho a empregadores diversos, como o ...
Práxis significa atividade e ação. Foi Aristóteles que consagrou a práxis como um termo filosófico, para assim poder designar as ações intransitivas ou morais que têm em si mesmo um sentido completo ou pleno, como, por exemplo, a ação de ver, julgar, dançar, etc.
O processo de ensino se define como práxis quando a teoria e a prática se juntam para desenvolver no aluno um processo de transformação. Ser educador é transformar futuros, ensinar sobre cultura e socialização e inserir o ser humano no meio em que vive.
Mas o centro da posição de Lessa consiste na negação do Serviço Social ser trabalho. Para fundamentar a sua tese ele afirmará que como o trabalho é um processo exclusivo entre homem e a natureza, o objeto de trabalho só pode ser a própria natureza, em seu estado bruto, ou transformada em matéria-prima.
Ao contrário do que muitos pensam, o curso de Serviço Social não é uma graduação voltada à caridade e assistencialismo. Muito mais do que isso, o papel do assistente social é voltado à defesa e proteção de direitos humanos, seu foco é direcionado à coletividade e integração do indivíduo na sociedade.
Qual a importância do elemento terra?
Qual a ordem da hierarquia das leis?
Quais as consequências do ácido úrico?
Qual é o preço de uma multa de condomínio?
Qual a diferença entre separação e desquite?
Onde fica o centro de distribuição da Amazon no Brasil?
Como alterar o responsável legal na Receita Federal?
O que é um projeto altimétrico?
O que é bom para desentupir vaso sanitário?
Qual a taxa de aceitação de Harvard?
O que o stand Made in Heaven faz?
Como emitir a guia para pagamento do ITR?
Quais são as dimensões da qualidade total?