O debate sobre a identificação do Serviço Social com a categoria trabalho tem sua origem nos anos 1980, em pleno movimento de renovação profissional e está relacionado à necessidade de desvelamento do significado social da profissão frente à dinâmica da sociedade brasileira caracterizada por grandes mobilizações e ...
O que é Práxis: Corresponde a uma atividade prática em oposição à teoria. Este termo é abordado por vários campos de conhecimento, como filosofia e psicologia, que classificam práxis como uma atividade voluntária orientada para um determinado fim ou resultado.
O Serviço Social contribui para a produção e reprodução desta sociedade, ele participa deste processo enquanto trabalhador coletivo que, por meio de seu trabalho, garante a sobrevivência e a reprodução da força de trabalho.
A categoria trabalho, na sua centralidade, faz que o homem, ao trabalhar o mundo objetivo, se prove de maneira efetiva como um ser genérico (Marx, 1983), onde o teórico confirma a importância do trabalho, que é um processo indispensável na formação do ser social e da sociedade que o constitui como tal.
O Serviço Social está diretamente vinculado às demandas construídas no complexo das contradições produzidas pelo conjunto das relações sociais de produção e reprodução da sociedade capitalista em sua fase monopolista.
Afirmar que o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo, e identificar o seu sujeito vivo como trabalhador assalariado, implica problematizar como se dá a relação de compra e venda dessa força de trabalho a empregadores diversos, como o ...
Práxis significa atividade e ação. Foi Aristóteles que consagrou a práxis como um termo filosófico, para assim poder designar as ações intransitivas ou morais que têm em si mesmo um sentido completo ou pleno, como, por exemplo, a ação de ver, julgar, dançar, etc.
O processo de ensino se define como práxis quando a teoria e a prática se juntam para desenvolver no aluno um processo de transformação. Ser educador é transformar futuros, ensinar sobre cultura e socialização e inserir o ser humano no meio em que vive.
Mas o centro da posição de Lessa consiste na negação do Serviço Social ser trabalho. Para fundamentar a sua tese ele afirmará que como o trabalho é um processo exclusivo entre homem e a natureza, o objeto de trabalho só pode ser a própria natureza, em seu estado bruto, ou transformada em matéria-prima.
Ao contrário do que muitos pensam, o curso de Serviço Social não é uma graduação voltada à caridade e assistencialismo. Muito mais do que isso, o papel do assistente social é voltado à defesa e proteção de direitos humanos, seu foco é direcionado à coletividade e integração do indivíduo na sociedade.
É possível recuperar o fígado?
Quem não pode ser expulso do Brasil?
Como os neutrófilos atuam na defesa do organismo?
Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso especial?
Como identificar um AVC em jovens?
Quais são os três tipos de projeções ortogonais?
O que a Bíblia fala sobre humildade?
É verdade que o arroz se transforma em açúcar?
Qual a importância da vegetação para o ambiente e para a sociedade?
Quem é melhor Messi ou CR7 ou Pelé?
Quais países têm reatores nucleares?
Por que o Kakashi matou a RIM?
Quais são as proposições simples?
Pode vender produto na data de vencimento?
É possível diminuir a entropia de um sistema?
O que é superávit financeiro na contabilidade pública?