apresentadas para a imortalidade da alma são apoiadas na teoria das ideias: se aprender é recordar, a alma já teve contato com as Ideias. Assim, a reminiscência fundamenta duas instâncias da argumentação platônica: a imortalidade da alma e a existência das Ideias.
A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes. ... Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução.
O sentido de ordem política ideal é o de justiça que correlaciona intrinsecamente lei e justiça. ... Nesse sentido encontramos a ligação entre as duas perspectivas do conceito de justiça em Platão: justiça como idéia (forma pura) e justiça como virtude, ação do homem virtuoso.
Com essa alegoria, Platão divide o mundo em duas realidades: o sensível, que é percebido pelos cinco sentidos, e o inteligível (o mundo das ideias), que se alcança apenas com a racionalidade, o pensamento puro, livre das 'trapaças' dos sentidos.
A formulação da teoria era intuitiva, e suas limitações foram analisadas pelo próprio Platão no diálogo Parmênides. Platão define a natureza das ideias através de quatro propriedades: espiritualidade, realidade, imutabilidade e pureza. A espiritualidade é inteligível, ou seja, é invisível aos olhos humanos e apreendida pela razão.
Para Platão, uma Forma é uma essência eterna, imutável e universal. Algumas das Formas de Platão são relativamente fáceis de entender. Ele acreditava que o que encontramos no mundo físico são exemplos imperfeitos de absolutos imutáveis tais como Bondade, Justiça, Verdade e Beleza que existem num mundo ideal, não-espacial.
O mundo ideal de Platão (algumas vezes chamado de o mundo das Formas) é mais real para Platão que o mundo físico, na medida em que as coisas particulares que existem no mundo dos corpos são cópias, ou imitações, dos seus arquétipos, as Formas. Mundo Superior — Formas — Sem Espaço ou tempo Mundo Inferior — Particulares — No Espaço e tempo
Quando ele pede uma definição, Platão não quer exemplos (as linhas verticais); ele quer a essência comum (a linha horizontal). Esse elemento universal buscado nas definições é uma antecipação da Forma universal de Platão, ou essência.
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