O uso de agrotóxicos é considerado um dos principais causadores da degradação ambiental, pois contamina o solo, rios, lagos e o lençol freático. Isso ocorre porque a chuva e os sistemas de irrigação fazem os pesticidas escorrerem pela terra, poluindo os cursos hídricos da região.
O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.
O fato é que a intensificação da agricultura tem prejudicado a biodiversidade, a exemplo da redução na disponibilidade e qualidade da água, do comprometimento da qualidade do ar e dos alimentos, e dos crescentes problemas fitossanitários resultantes do desequilíbrio ecológico causado pelo uso de agrotóxicos (NUNES, ...
No entanto, alguns agrotóxicos são responsáveis pelo empobrecimento e a erosão dos solos em conjunto com outras práticas agrícolas ambientalmente insustentáveis, uma vez que destroem a vegetação. O solo exposto facilita a ação das chuvas e causa outro problema para a atividade agrícola, o assoreamento.
Um dos problemas mais comuns é a contaminação do solo, de lençóis freáticos e de rios e lagos. Quando o agrotóxico é utilizado, ele chega ao solo e a chuva, ou o próprio sistema de irrigação da plantação, facilita a chegada dos pesticidas aos corpos de água, poluindo-os e intoxicando toda vida lá presente.
23 curiosidades que você vai gostar
Segundo Veiga et al (2006), a aplicação de agrotóxicos pode contaminar o solo e os sistemas hídricos, culminando numa degradação ambiental que teria como conseqüência prejuízos à saúde e alterações significativas nos ecossistemas.
A intoxicação por agrotóxicos pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte.
Redução da movimentação e da mobilidade, diminuição da capacidade de comunicação e de aprendizagem, dificuldades de retorno à colônia, no comportamento de forrageamento e na polinização foram observados em abelhas tratadas com doses subletais de inseticidas (BORTOLLI et al., 2003; DECOURTYE et al., 2005).
Entre os problemas mais recorrentes estão as lesões nos rins, cânceres, redução da fecundidade, problemas no sistema nervoso, convulsões e envenenamento.
O que se aprende em uma faculdade de Estética?
Como fazer sorteio no Facebook com comentários?
Como evitar que a água volte pelo ralo?
Quem tem gastrostomia pode comer pela boca?
Qual tecido pode ir no microondas?
Quais são as alterações mais recorrentes dos pólipos endometriais?
Como colocar o símbolo do primeiro no celular?
O que é paisagem natural para crianças?
Quais são as principais áreas que usam a programação linear?
Quais são os tipos de síndromes que existem?
O que acontece se arrancar o lacre da Energisa?
Por que não usar alho e cebola?
Que tipos de espelho produz imagem real?
Como os microorganismos se alimentam?
Pode fazer depósito na lotérica?
Como mudar a categoria do Instagram para pessoal?