Mananciais, a origem da água Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.
A água potável pode ter uma origem natural, ou seja, de alguma fonte na natureza, e ser consumida sem a necessidade de nenhum tratamento ou pode ser tratada, exigindo alguns procedimentos para a eliminação de possíveis substâncias que podem causar malefícios à saúde. ... Dessa maneira, ela é considerada potável.
A explicação mais aceita era de que a queda de cometas, formados em grande parte por gelo, foi a responsável pelo surgimento dos rios e oceanos da Terra. ... Pela nova teoria, os cometas foram responsáveis por no máximo 30% da água.
A água potável pode ser definida como uma água doce própria para consumo, sendo caracterizada por não possuir cor, odor, micro-organismos patogênicos e apresentar alguns importantes minerais naturais.
A água que consumimos provém de fontes subterrâneas ou superficiais que passam por um processo de tratamento que pode ser coagulação, floculação, decantação, filtração com posterior cloração e em seguida é canalizada estando pronta para consumo.
16 curiosidades que você vai gostar
A água potável é aquela que pode ser consumida pelo homem sem que haja nenhum prejuízo à saúde. O planeta Terra possui cerca de 71% de sua superfície recoberta por água. Desse total, cerca de 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% são de água doce, que é a utilizada para consumo humano.
A terra passou por várias etapas de resfriamento e aquecimento, em um período de resfriamento da Terra houve uma condensação do vapor que se materializou em forma de chuva, com isso a água foi depositada nas partes mais baixas, surgindo assim os primeiros oceanos (oceanos primitivos).
Os nomes dos oceanos têm origem mitológica, histórica e geográfica. Oceano Atlântico – O nome do Oceano Atlântico é uma referência à mitologia. Vem de Atlas, filho de Neptuno, o Deus dos mares. ... Oceano Índico: O nome do Oceano Índico é uma relação direta com a geografia da região, situa-se próximo da Índia e Indonésia.
Eles surgem principalmente devido à ação das águas da chuva. Parte delas se infiltra pelas áreas mais permeáveis e outra parte escorre pela superfície em direção aos terrenos mais baixos, formando pequenos filetes que, à medida que se juntam, criam fios maiores, pequenos riachos e, finalmente, rios.
As fontes de água potável mais comuns são nascentes de rios, lagos e represas de abastecimento de água, sistemas de cisternas e poços ou ainda a extração de água subterrânea de aquíferos. Em muitos locais também é feita a captação de água da chuva para consumo ou uso doméstico.
Água potável é a água tratada adequada para o consumo humano e animal, livre de qualquer tipo de micro-organismos, sólidos em suspensão e substâncias tóxicas que causam contaminação e doenças. É a água boa para o consumo, que não causa nenhum risco à saúde e é agradável aos sentidos.
As fontes de água potável estão espalhadas pelo mundo e podem ser encontradas na água da chuva, no subsolo, na superfície, em bicas, em reservatórios e em outros lugares. Elas constituem uma unidade fundamental para o sistema ecológico e para o desenvolvimento econômico.
Na maioria das vezes, um rio nasce depois de chuvas em regiões montanhosas. As águas do rio, que ainda está para nascer, escorrem pela superfície ou se infiltram no solo através dos espaços vazios entre as rochas, até encontrarem uma área impermeável, formando um lençol freático.
A maioria dos rios brasileiros nasce em regiões pouco elevadas, com exceção do rio Amazonas e de alguns afluentes que nascem na cordilheira dos Andes. O Brasil possui 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. Além disso, a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, também fica no Brasil.
Devido ás elevadas altitudes na porção ocidental da América do Sul, os rios brasileiros vão todos desaguar no Oceano Atlântico. ... Seu potencial hidráulico vem de quedas d água e corredeiras, dificultando a navegabilidade desses mesmos rios.
OceanosOceano Atlântico.Oceano Pacífico.Oceano Glacial Ártico.Oceano Antártico.Oceano Índico.
O Oceano Antártico é o quinto oceano a ser reconhecido pelo grupo desde que começou a fazer mapas em 1915. Os outros incluem os oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico.
Esse nome se dá ao Pacífico porque ao cruzar o estreito de Magalhães pela primeira vez, o navegador Fernão de Magalhães acreditava que este oceano possuía águas mais calmas que o Oceano Atlântico.
Prefira Água Mineral com pH Neutro, em Torno de 7
Nenhuma delas é imprópria para o consumo ou vai fazer mal á saúde. O ideal é que o pH da água mineral seja neutro, ao redor de 7. Você só precisa tomar cuidado com as grandes quantidades.
“A água mineral não vai causar nenhum desequilíbrio no sentido de restringir o consumo. Inclusive, às pessoas com problemas renais, como cálculo ou insuficiência renal, é recomendado que tomem água, não só pura, mas em forma de sucos, chás, etc.
Qual a melhor marca de água mineral em 2018?A água da Coca-cola: Crystal. A segunda da lista é a Crystal. ... A água mineral mais pura do mundo: Voss. ... Dos Alpes Franceses, conheça a água mineral Evian. ... Sferriê é uma coisa mineral extraída do subsolo brasileiro.
Nascente é o ponto onde se originam as águas do rio. Talvegue é a linha que se encontra no meio da região mais profunda de um rio e onde a corrente é mais rápida.
Nascente (cabeceira): local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno. Foz (desembocadura): ponto onde o rio termina, geralmente desaguando no mar, lago ou outro rio. Curso: caminho que o rio percorre da nascente até a foz.
Genericamente, um rio é um curso de água natural que percorre certo caminho até desaguar em outro rio, lago ou mesmo no mar. ... Um rio origina-se a partir do momento que as águas subterrâneas são expelidas ou afloram para a superfície, desse modo vão se acumulando e formam um olho-d água.
O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos).
Como saber se a declaração do Imposto de Renda foi aceita?
Como saber de onde é a placa Mercosul?
Quais são os compassos simples e compostos?
Como saber se o número da pessoa é Claro?
O que é uma pessoa incompreendida?
Como funciona o desconto do bom cidadão no IPVA?
Qual é o certo mas tarde ou mais tarde?
Como conseguir Pegasus Duel links?
Como ganhar a bolada na Ângela?
Como é que se escreve Rio de janeiro?
Como se inscrever para receber amostra grátis da Avon?
Como ter muitos comentários nas fotos?
Como ganhar curtida no Instagram 2021?