Uma reação de simples troca ocorre quando reagem uma substância simples (formada por um único tipo de elemento químico) e uma substância composta (formada por mais de um tipo de elemento), originando uma nova substância simples e outra composta.
Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: liberação de gás, liberação de luz, mudança na coloração, mudança no odor, mudança na temperatura e formação de precipitado.
As reações de dupla troca são aquelas que ocorrem entre substâncias compostas (formadas por mais de um tipo de elemento químico), havendo uma troca de espécies químicas que resulta na formação de novas substâncias compostas. Genericamente, temos: AB + CD → AD + CB.
As reações de dupla troca podem ocorrer entre dois sais inorgânicos quando um dos produtos for insolúvel na água, garantindo o acontecimento da reação, como nos seguintes exemplos: AgNO3(aq) + NaCl(aq) → AgCl(s) + NaNO3(aq) ... CuSO4(aq) + 2NaCl(aq) → CuCl2(s) + Na2SO4(aq)
Reação de Síntese ou de Adição é quando dois ou mais reagentes participam de uma reação originando um único produto mais complexo. ... Exemplos de reações de síntese ou de adição: 1º) Reagem o carbono e o gás oxigênio para a formação do dióxido de carbono (gás carbônico): Não pare agora...
Os indícios de ocorrência das transformações químicas (reações) são: mudança de coloração do sistema, liberação de gás (efervescência) e formação de precipitado.
Na química inorgânica podemos classificar as reações em quatro tipos diferentes:
Existem dois subtipos diferentes de reações de simples troca: 1 No primeiro tipo, A e B são metais, com caráter eletropositivo quando ligados e C é um ânion formado por um ametal... 2 No segundo tipo, A e B podem ser ametais ou semimetais e C ser um metal ou elemento com carácter eletropositivo. More ...
Mas, para que isso ocorra, a substância simples, no caso simbolizada por A, deve ser mais reativa que o elemento que será deslocado do composto, transformando-se em uma nova substância simples (Y). Vejamos um exemplo em que essa reação ocorre:
Podemos representar essa reação por meio da seguinte equação química: Note que o zinco deslocou o cobre, o que significa que o zinco é o mais reativo. Visto que ambos são metais, podemos verificar se a reação de simples troca irá ocorrer ou não, analisando a fila de reatividade dos metais mostrada abaixo:
I2 KCl → Não ocorre. Essa reação de deslocamento não ocorreria, já que o iodo é menos reativo que o cloro. A reação de simples troca também pode ocorrer entre os ametais e segue a mesma regra. O elemento deve ter maior reatividade para que consiga deslocar o outro e causar a reação.
Quais são os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte?
Como tirar os cards do Google?
Como tirar o extrato da conta da Caixa?
O que são anticorpos é que os produz e secretam?
O que precisa para tirar extrato do PIS?
Como é feito os cilindros de oxigênio?
Como remover enxame de abelha?
Como tirar o extrato de Imposto de Renda?
Como tirar o DNA de um morango?
Como fazer o backup do certificado digital A1?
O que o nervoso causa no corpo?
Como sacar o primeiro pagamento do INSS?
Como emitir DUT pela internet?
Como retirar tinta da madeira?
Como é a formação estrutural de uma imunoglobulina?