É a taxa que dita o valor do Real Brasileiro (BRL), por exemplo, em relação ao valor do Dólar Americano (USD). Em vista disso, o valor de uma moeda pode sofrer valorização ou desvalorização, como já foi dito anteriormente. A valorização aumenta o preço de uma moeda com relação a outras, e a desvalorização diminui.
Já em um processo de valorização do Real, a nossa moeda aumenta de valor frente ao dólar e, com isso, a taxa de câmbio diminui. Isto é, nesse cenário as importações são favorecidas, pois os produtos estrangeiros tendem a ficar, em teoria, mais baratos e competitivos no mercado nacional.
Uma das principais causas da desvalorização da moeda é a oferta abundante da mesma. Quando o BC emite moeda sem que haja um aumento real na economia ( aumento na produção e consequentemente na renda) causando inflação e se desvalorizando em relação as outras moedas, fato que se percebe quando o juros cai.
A mudança cambial promove uma elevação direta dos custos nos setores que dependem da importação de insumos. Os custos são pressionados, por outro lado, pelo efeito da taxa de câmbio sobre os preços dos fornecedores domésticos que demandam insumos importados.
A desvalorização cambial causa efeitos diferentes sobre a cultura de exportação. Por um lado, aumento no preço dos fertilizantes resultaria na redução do consumo destes, ainda que o impacto não fosse repassado totalmente para os preços do insumo.
Dessa forma, a desvalorização tem efeitos positivos, elevando a economia nacional e proporcionando mais competitividade pelos produtos internos no exterior. Já a valorização cambial tem efeito contrário.
A variação cambial é a oscilação de valor entre moedas, por exemplo, real e dólar. Desse modo, essa variação pode ser motivado por diversos fatores como, oferta e demanda de moeda estrangeira (flutuações do mercado), ou por variações relevantes da inflação entre a moeda brasileira e a americana.
Por exemplo, aqui no Brasil, notícias de alta do dólar (desvalorização do real) geralmente são vistas com pessimismo. No geral essa visão é correta do ponto de vista dos consumidores. Mas existe um alento. Quando há uma desvalorização cambial, em geral o efeito é positivo para a balança comercial do país.
Você sabe qual o efeito de uma desvalorização cambial na balança comercial? A balança comercial de um país é o saldo de suas exportações menos suas importações. O país que exporta mais que importa tem superávit comercial que, no geral, favorece geração de PIB, renda, empregos, etc. Um país que importa mais que exporta tem déficit comercial.
Para que serve a Alcançabilidade no iPhone?
Como cadastrar advogado no processo TJSP?
Como combinar PDF no Adobe Reader?
Para que serve o veneno Ddvp 1000?
O que é radar importação Receita Federal?
Como tirar o QR Code do Banco do Brasil?
Como comprar passagens por dotz?
Como habilitar o Bilhete Único no Riocard mais?
Como usar a loção Deltalab Para sarna?
Como ativar download automático Internet Explorer?
Como usar o Descalcificante Dolce Gusto?
Como criar uma conta Dropbox grátis?
Como ativar o bloqueador de anúncios no Google Chrome?
Como dar um reset no alarme do carro?
Como habilitar o celular no Santander no caixa eletrônico?