Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!
Primeiramente, vale destacar que o aditivo para radiador reduz a temperatura de congelamento e eleva o ponto de ebulição da água. Assim, ela passa a ferver em temperatura mais alta. Além disso, o aditivo para radiador tem como função impedir que as galerias do motor sofram corrosão em decorrência do contato com a água.
Usar água ou aditivo no radiador? Respondendo à questão central deste artigo, você sempre deve usar água desmineralizada com aditivo no radiador. ... Além do mais, sem o aditivo, os componentes e peças metálicas acabam ficando expostos ao efeito corrosivo da água.
Além de alterar o ponto de ebulição da água, outra propriedade importante dos aditivos é a anticorrosiva. ... Na maioria dos casos, é necessário trocar válvula termostática, mangueiras e até a bomba d'água, dependendo da extensão dos danos.
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
Então, fica mais fácil saber qual tipo de aditivo utilizar no carro. O melhor aditivo de radiador para seu carro é aquele indicado no manual do proprietário. Entretanto, especialistas dizem que não há problemas em trocar de aditivo, utilizando um que não seja o específico do carro.
Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.
Nunca, no sistema, deve-se colocar somente água ou somente aditivo. A mistura concentrada de aditivo com água deve respeitar o manual do proprietário, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada.
Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.
O aditivo do radiador tem uma durabilidade padrão. Normalmente, é recomendado fazer a troca do aditivo a cada 30 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano. A recomendação é aproveitar a manutenção preventiva e já pedir para o mecânico fazer o escoamento do fluido, limpeza do sistema e troca do aditivo no radiador.
Saber qual aditivo para radiado é o mais adequado ao seu carro é simples: basta consultar o manual. “O proprietário deve sempre seguir a recomendação do fabricante do veículo”, afirma o engenheiro da Petrobras. Isso porque o motor é projetado para funcionar com um aditivo para radiador que tem determinadas características.
O engenheiro Henrique Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Ciclo Otto da SAE Brasil, atenta para outra questão: “não se deve misturar produtos de marcas diferentes”, pondera. Ele adverte que, se o aditivo para radiador tiver baixa qualidade, poderá até mesmo propiciar a formação de resíduos nas galerias de arrefecimento.
Qual é a diferença entre o maior oceano?
O que é a ultratividade da lei penal?
Qual é a fonte da letra do Instagram?
O que é o plano de Gerenciamento de Projetos?
É possível juntar documentos na réplica?
Qual o nome da fêmea do gambá?
Qual químico comprovadamente aumenta o risco para as grávidas de causar o autismo?
Quanto pesa a clara de um ovo?
Qual o melhor exercícios para glúteos?
Como calcular o IPI de um produto importado?
O que é o Mercosul quais suas principais características?
O que é protocolo de viabilidade do MEI?
Quais as atividades de uma cozinheira?
É bom aprender duas línguas ao mesmo tempo?
Pode comer o grão-de-bico cru?
Como se pega uma virose intestinal?