Como contabilizar doação ou brinde?

Pergunta de David Filipe Cunha de Garcia em 27-05-2022
(58 votos)

Para fins de escrituração fiscal, utilizar o CFOP a ser utilizado será conforme o destino da mercadoria que o destinatário irá realizar. Por exemplo: consumo – 1407, comercialização – 1403, imobilizado – 1551, bonificação, brinde ou doação – 1910 (exemplos de CFOP).

Como contabilizar brindes e doações?

Considera-se brinde a mercadoria que não constitua objeto normal da atividade da empresa, adquirida com a finalidade específica de distribuição gratuita ao consumidor ou ao usuário final. As aquisições de brindes para distribuição direta ao consumidor devem ser registradas na conta de Estoques, no Ativo Circulante.


Como contabilizar brindes e bonificações?

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) utilizado para a entrada de notas de bonificações são: 1910 e 2910 ou no caso de saídas em bonificação 5910 e 6910. Na maioria das vezes, as bonificações estão vinculadas a promoções, cotas atendidas de vendas ou fidelidade de fornecedores, entre outros.

Como contabilizar despesas com brindes?

BRINDES - CONTABILIZAÇÃO. É comum as empresas promoverem a distribuição de brindes aos seus clientes e funcionários, mediante a entrega gratuita de objetos de pequeno valor. Tais gastos são apropriados contabilmente como despesa, por ocasião de sua distribuição.

Como lançar entrada de brinde?

Os estabelecimentos que estiverem sendo agraciados com os brindes, ser por ventura tais mercadorias estiverem acompanhadas de nota fiscal de “Remessa de Brindes”, deverão escriturá-las no Livro Registro de Entrada de Mercadorias sem o crédito do ICMS e através dos CFOP 1910 (operações internas) ou 2910 (operações ...

Diferença de Bonificação, Doação e Brinde


28 curiosidades que você vai gostar

Qual CFOP para brinde?

Deve ser indicado o CFOP 5.910 (“Remessa em bonificação, doação ou brinde”) no documento fiscal referente à remessa de mercadorias em bonificação, além da indicação do CST 110 indicando a sujeição dessa operação à sistemática da substituição tributária.

Como escriturar entrada de bonificação?

Pra gerar uma nota quando há bonificação, é necessário informar a natureza da operação (natOp) como BONIFICACAO (sem acento), utilizar o CFOP 5910 para operações internas ou 6910 para operações externas e também destacar os valores de ICMS e IPI, se necessário.

Como contabilizar bonificação de ações?

Simples, basta aplicar o valor percentual sobre a quantidade de ações que detém para saber o número de ações que receberá. No exemplo da DTEX3, caso você tenha 1.000 ações, com a bonificação de 20% você receberá 200 ações.

Quando utilizar o CFOP 1102?

1102 - Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.



Outras questões

O que não pode faltar em um museu?

Qual tipo de barragem é mais segura?

Como filtrar água usada?

Qual a função do toldo?

O que é uma coluna de destilação fracionada?

Tem tratamento para safena?

Como descrever uma coleção de moda?

Como funciona a batalha no hip hop?

Como você trata a sua esposa?

Como funciona uma colhedora de cana-de-açúcar?

Como combater acidose láctica?

Como funciona a chave de fluxo?

Quantas audiências tem um processo de guarda?

O que fazer com a desatenção?

Quanto ganha um trader de elite?

O que trabalhar em natureza na educação infantil?

Como os bois são mortos?

O que é um corretor associado?

Como trabalhar a fábula A cigarra ea Formiga na educação infantil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com