Nas primeiras 24 horas, o índice de falha do contraceptivo de emergência é de 1%. O que significa que de 100 mulheres, de 1 a 3 podem engravidar tomando a pílula nas primeiras 24 horas. No entanto, se a medicação for ingerida após 24 horas, o risco de gravidez é de 2 a 3%.
Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomá-la, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada. Na maior parte dos casos, a menstruação ocorre com uma variação de cerca de três dias para mais ou para menos em relação à data esperada.
A eficácia da pílula do dia seguinte independe da presença ou ausência de sangramento. Contudo, se após tomar a pílula, sua menstruação atrasar por mais de duas semanas da data esperada, é necessário realizar um exame de gravidez. É importante lembrar que o uso da pílula não previne doenças sexualmente transmissíveis.
E casos de gravidez após ingestão do remédio são bastante comuns. Rachel (nome fictício), de 34 anos, engravidou há alguns anos depois de ter sido estuprada enquanto tirava um ano sabático no Canadá. Ela tomou a chamada “pílula do dia seguinte” na mesma noite, como parte do protocolo de saúde em casos de estupro.
Se você já ovulou, a pilula do dia seguinte não terá nenhum efeito em evitar uma futura gravidez. A pilula do dia seguinte tem eficácia em evitar a gravidez próximo a 80%. Se você usa uma pílula anticoncepcional corretamente, a eficácia é maior que 99%.
Após a ingestão da pílula do dia seguinte, a menstruação deve descer no período de 10 à 30 dias, ou seja, ela pode tanto antecipar como atrasar o fluxo.
A única forma de saber se a pílula do dia seguinte funcionou é fazendo um teste de gravidez, de preferência após uma semana de atraso da menstruação, no caso dos testes de farmácia. A eficácia da pílula do dia seguinte é cerca de 98%, mas deve ser tomada até 72 horas após a relação sexual, de preferência nas primeiras 24 horas.
Sim. A pílula do dia seguinte apresenta uma probabilidade de falha em torno de 2 a 3%. A pílula do dia seguinte usada até no máximo 72 horas após uma relação sexual desprotegida é eficaz e se apresenta como uma boa opção contraceptiva de emergência.
Apesar de ter uma eficácia de até 98% se tomada nas 24 horas após a relação desprotegida, a pílula do dia seguinte pode falhar. Nesse caso, a única maneira de saber se o medicamento falhou é fazendo um teste de gravidez. Por isso, espere pela menstruação. Se ela se atrasar por 8 a 15 dias, faça o teste.
A pílula do dia seguinte funciona durante o período fértil? O período fértil é a época do ciclo menstrual quando a fertilização é mais provável de ocorrer. Este período começa cerca de 72 horas antes da ovulação, que é o tempo médio de vida de um espermatozóide, e termina cerca de 24 horas depois, que é o tempo médio de vida de um óvulo.
O que é tecido microfibra 100% poliéster?
Qual o objetivo das normas de gestão ambiental?
O que aconteceu com o joelho de Ronaldo?
Qual o tamanho da mala de bordo permitida?
Porque o número 1 não é primo?
Como terminar o ensino médio com uma prova?
Qual a cor do resultado do teste de gravidez?
É necessário garantir o juízo para embargar a execução fiscal?
Quais os nomes dos testes de Covid?
Quais os fatores que interferem na saúde no bem estar e na qualidade de vida das pessoas?
Qual a função da saúde pública?
Qual foi o ano que o Brasil teve maior PIB?
Pode levar estojo para o Enem?
Como diferenciar alimentos orgânicos e naturais?
Qual é o nome do Harry Potter na vida real?
Qual aplicativo de música gasta menos bateria?