O payback é uma análise de investimento alternativa ao método do VPL (Valor Presente Líquido), sendo que a sua principal vantagem em relação a ele é levar em consideração o prazo de retorno do investimento, tornando-se mais indicado para o uso em ambientes com riscos elevados.
Uma das principais vantagens do Payback está na simplicidade para efetuar o seu cálculo e analisar o resultado. Se comprar esse indicador com a Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido entre outros, perceberá que para analisar esses elementos é necessário um vasto conhecimento de finanças e contabilidade.
Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo.
Payback Simplesnão leva em consideração o valor do dinheiro no tempo;não leva em conta a distribuição do fluxo de caixa dentro do período de recuperação do investimento.não considera os fluxos de caixa após o período de recuperação. ... não pode ser comparado com um padrão de rentabilidade, como custo de capital.
Uma vantagem de usar o payback é a facilidade com que essa estratégia pode ser aplicada, já que ela possui uma fórmula bem simples. Além disso, ela serve também como um indicador da liquidez do negócio e do grau de riscos envolvidos.
32 curiosidades que você vai gostar
Esse método é indicado como análise inicial de um investimento, pois o payback apresenta algumas desvantagens claras, tais como:não considera o valor do dinheiro no tempo;não considera os fluxos de caixa após o payback;não leva em conta o custo de capital da empresa.
Horizonte: O ideal é que o fluxo de caixa contemple um horizonte correspondente ao ciclo operacional da empresa. Geralmente este ciclo compreende o período de um ano, mas atividades de ciclo mais longo exigirão um horizonte maior.
Desvantagens do payback simples:Não considera o valor do dinheiro no tempo;Não considera os fluxos de caixa após o período de payback;Não leva em conta o custo de capital da empresa.
Payback é um indicador financeiro que representa o tempo de retorno de um investimento. O próprio termo significa “retorno” em inglês, e ele é usado para medir quanto tempo leva para recuperar o dinheiro investido em um determinado projeto ou aplicação.
Um conceito bem importante relacionado ao VPL é o TIR (Taxa Interna de Retorno). Por definição, TIR é a taxa de juros que faz com que o VPL de um fluxo de caixa seja igual a zero. Retornando ao caso do exemplo, vimos que com uma taxa de juros de 12% ao ano (a TMA) o VPL seria positivo.
Uma delas, de grande importância, é o Payback. Trata-se de uma forma de medir o tempo de retorno sobre um investimento inicial. Com esse indicador, o proprietário do capital pode avaliar se vale ou não a pena empregar o seu dinheiro em uma determinada situação.
Payback - quanto menor melhor, pois mostra em quanto tempo o projeto irá se pagar; VPL e o ROI - quanto maior melhor, pois mostram o quanto um projeto será lucrativo após um determinado período de tempo.
Talvez a principal vantagem do Payback seja a de que ele pode ser considerado como uma ferramenta de triagem na avaliação de projetos. É através dessa primeira análise – mesmo que simplificada - do período de recuperação do investimento que gerentes podem testar se o mesmo realmente vale a pena.
O cálculo do payback está diretamente ligado ao fluxo de caixa — que, por sua vez, deve ser planejado conforme a realidade da empresa para que não haja enganos. Supondo que você possua o seu fluxo de caixa projetado, como na situação abaixo, vamos ao cálculo do payback.
No período de payback descontado, a forma de implementação é similar: a diferença é que não serão utilizados valores nominais dos fluxos, como no payback simples, mas serão utilizados os valores descontados para o presente por meio de uma taxa de juros. Ou seja, cada fluxo é descontado por uma taxa de juros.
Limitações e desvantagens do VPL
A principal desvantagem do VPL é que o empreendedor deve fazer previsões extremamente precisas dos valores de investimento e retorno para obter um resultado preciso com o cálculo. Sendo assim, nem todo empreendimento pode ser estudado com o auxílio do VPL.
O VPL fica em desvantagem quanto à necessidade de trabalhar com o custo de capital da empresa, assim o custo de capital, sendo baixo os investimentos, também serão baixos. Enquanto que, ao assumir um custo de capital alto, poderá levar o investidor a deixar passar alguns bons outros investimentos.
Em geral, a correta análise custo-benefício identifica as escolhas que aumentam o bem-estar social de uma perspectiva utilitarista. Com base numa correta ACB, a alteração do status quo pela implementação da alternativa com o menor rácio custo-benefício pode melhorar o óptimo económico.
Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno. Matematicamente, a Taxa Interna de Retorno é a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das saídas de caixa do projeto de investimento.
O cálculo do payback simples é bem prático, basta usar a seguinte fórmula:payback simples = investimento inicial ÷ ganhos no período (ou fluxo de caixa médio)payback simples = 30.000 ÷ 2.000.payback simples = 15 meses.VPL = Fluxo de Caixa (FC) ÷ (1+TMA)¹VPL = 2.000 ÷ (1+0,10)¹VPL = 1.818,18 reais.
Taxa Interna de Retorno (TIR): taxa de retorno com o tempo do investimento que representa um valor nulo de VPL. Se for maior que a TMA, o projeto é visto como viável. Payback Time: tempo no qual o investimento inicial é recuperado, ou seja, tempo a partir do qual o projeto começa a gerar lucro.
Qual a importância de saber como analisar esses investimentos?Acompanhar a situação econômico-financeira. ... Trazer valor para investidores. ... Ser atrativo para possíveis acionistas. ... Tomar as decisões corretas. ... Payback. ... Valor Presente Líquido (VPL) ... Taxa Interna de Retorno (TIR) ... Índice de Lucratividade.
O pior problema associado ao payback é que ele ignora o valor do dinheiro no tempo. Além disso, a seleção de um ponto de aceitação do payback é um exercício arbitrário que carece de qualquer regra ou método constante.
Restrições do método de payback. Duas importantes restrições são normalmente imputadas ao método de payback: a) não leva em conta as magnitudes dos fluxos de caixa e sua distribuição nos períodos que antecedem ao período de payback; b) não leva em consideração os fluxos de caixa que ocorrem após o período de payback.
O que não pode comer quando tem cisto pilonidal?
Qual o melhor país para se aposentar?
O que são as considerações finais de um trabalho?
Quanto tempo antes de dormir devo tomar chá de camomila?
Quais são os vícios mais comuns?
O que é seguro compreensivo e não compreensivo?
O que fazer em Aracaju em 5 dias?
O que substitui os embargos infringentes no novo CPC?
Como calcular a energia mecânica do sistema?
Quais são as especializações em Pedagogia?
O que comer antes de dormir para ganho de massa muscular?
Qual a verdadeira cor dos olhos castanhos?
O que caracteriza desídia no desempenho das respectivas funções?
Quanto tempo dura um cigarro eletrônico descartável?