No campo moral, Kant formulou uma teoria chamada Metafísica dos costumes, baseada no imperativo categórico, que tenta desfazer qualquer relativismo moral empregando forças para descobrir as máximas ou leis morais universais.
A teoria de Kant é assim chamada de revolução copernicana do conhecimento. ... Nascem, então, os juízos sintéticos a priori e o idealismo transcendental kantiano. O idealismo transcendental kantiano é a concepção de um sistema dado como síntese e superação das duas correntes da filosofia, racionalismo e empirismo.
O que é Criticismo:
Kant defendia que o conhecimento é resultado da interação entre o objeto de estudo e o sujeito. Para ele, os indivíduos possuem um conjunto de conhecimentos "a priori", que são anteriores às experiências e conhecimentos resultantes de experiências, chamados de "a posteriori".
Uma revisão de literatura de temas relacionados as principais teorias do conhecimento é apresentada com ênfase no inatismo, na metafísica, no racionalismo, no empirismo, criticismo e fenomenologia.
A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.
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A Teoria do Conhecimento (ou Epistemologia) é aquela disciplina filosófica que trata em geral do conhecimento (e também de conceitos adjacentes como justificação, dúvida, certeza, crença, etc.).
Enquanto uma disciplina formal da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu com o filósofo John Locke no século XVIII, em plena Idade Moderna. Ele vinha de um contexto Iluminista que buscava sistematizar as coisas, então criou algumas definições.
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.
Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos”: a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.
Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
Segundo Aristóteles, entretanto, de cujo sistema é banida toda forma de inatismo, também os elementos primeiros do conhecimento - conceito e juízos - devem ser, de um modo e de outro, tirados da experiência, da representação sensível, cuja verdade imediata ele defende, porquanto os sentidos por si nunca nos enganam.
Aristóteles acreditava que a nossa experiência é o que nos leva a conhecer e a entender o mundo. Ele acreditava que todos os seres são fruto da junção da essência e da matéria. Ele não acreditava num “mundo das ideias” que existia além da realidade.
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)
Segundo Platão, diante de questões como estas, só podemos aceitar que o conhecimento é recordação daquelas idéias que foram gravadas em nossas almas quando habitaram o mundo celestial. O conhecimento em Platão é, portanto, reconhecimento. A teoria da reminiscência vem, assim, sustentar a teoria do mundo das formas.
De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.
René Descartes foi um dos primeiros racionalistas e o mais famoso proponente do Racionalismo. ... O Racionalismo é a teoria de que o conhecimento é adquirido por meio da razão, sem que haja a participação dos sentidos. O nome latino de Descartes era Cartesius. Por esse motivo, seu pensamento é denominado cartesiano.
É correto afirmar sobre a teoria do conhecimento cartesiana que: Descartes não utiliza um método ou uma estratégia para estabelecer algo de firme e certo no conhecimento, já que suas opiniões antigas eram incertas.
A ética kantiana afirma que o que deve guiar as ações do homem é a razão, ela deve ser universal independentemente da cultura que o indivíduo insere-se. ... Quando agimos objetivando um outro fim além da própria ação, essa seria uma ação antiética – agir conforme o dever.
Esses imperativos são denominados por Kant como imperativos do dever. diferença entre máxima e lei: máxima é o princípio subjetivo da ação, é o princípio segundo o qual o sujeito age; contém a regra prática que determina a razão em conformidade com as condições do sujeito (sua ignorância ou suas inclinações).
Tipos de ConhecimentoConhecimento científico. Engloba todas as informações e fatos que foram comprovados com base em um método composto por análises e testes científicos. ... Conhecimento teológico (religioso) ... Conhecimento empírico. ... Conhecimento filosófico. ... Conhecimento tácito.
41. São as duas grandes orientações da teoria do conhecimento: a) Física e Metafísica.
Conheça os principais termos usados na filosofia e o seu significadoRacionalismo. ... Razão. ... Sofisma. ... Super-homem. ... Tábula rasa. ... Transcendental. ... Utilitarismo. ... Utopia. Termo criado pelo britânico Thomas Morus (1478-1535) em 1516, que significa o “não lugar”.
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