Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.
A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.
Hoje em dia, a psicomotricidade na educação infantil e suas atividades se dão por meio de três campos de atuação principais, considerados primordiais para análise e concepção de seus elementos: educação, reeducação e terapia.
1. ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADEEducação Psicomotora :Reeducação Psicomotora:Terapia Psicomotora :Locomoção: Quando nos deslocamos de um lugar ao outro.Manipulação: Habilidade de manuseio.Tono Corporal: Ajustamento da postura.
Segundo o mesmo autor a psicomotricidade está baseada na interdependência entre o desenvolvimento cognitivo e motor e, cita as principais estruturas psicomotoras: coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal e esquema corporal, buscando integrar homem e espaço, corpo e alma.
45 curiosidades que você vai gostar
Mora (2004) evidencia que durante o processo de ensino e aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade, dentre eles os mais utilizados: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.
A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.
Profissionais interessados em ampliar os seus conhecimentos para trabalhar com a psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem podem realizar uma especialização em Psicomotricidade: Clínica, Institucional, Relacional ou o curso de Ludopedagogia e/ou Psicomotricidade.
Por meio de atividades psicomotoras desenvolve as capacidades sensoriais, preceptivas e motoras, propiciando a criança melhor coordenação. As atividades psicomotoras também auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, pois o desenvolvimento físico-motor e cognitivo caminha juntos.
Conheça quais são as áreas psicomotorasCoordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ... Coordenação motora fina. ... Lateralidade. ... Organização espacial-temporal. ... Esquema corporal.
As funções psicomotoras. A psicomotricidade integra aspectos afetivos, cognitivos e motores da criança, estimulando o desenvolvimento das funções psicomotoras. São elas: esquema corporal; coordenação motora global; coordenação motora fina; organização temporal, organização espacial e lateralidade.
Pode-se entender que a psicomotricidade está associada ao processo de evolução do corpo. O corpo é a origem não somente das aquisições cognitivas e orgânicas como também sustenta a tríade dos conhecimentos: o movimento, o intelecto e o afeto.
A psicomotricidade na educação infantil é de grande importância, pois prevê a formação da base indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança possibilitando através de jogos e atividades lúdicas, que a mesma se conscientize sobre seu corpo.
Os conceitos de psicomotricidade são apresentados para buscar maior compreensão da necessidade do trabalho corporal, integrando mente e corpo de modo a permitir que a criança perceba o seu corpo, domine os seus movimentos e melhore sua expressão corporal, paralelo a isso assegura o desenvolvimento intelectual ...
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: - Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas). - Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.
Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé.
O que é a psicomotricidade infantil
A psicomotricidade infantil trata-se de uma ciência que estuda a relação das funções motoras da criança com as funções psíquicas. Ou seja, a relação que existe entre o corpo e a mente. Desde o ventre materno o bebê passa por diversos estágios de amadurecimento dos seus movimentos.
Dicas para estimular a psicomotricidade infantilEstimule a brincadeira e inclua atividades lúdicas no dia a dia da sala de aula.Crie um ambiente saudável e afetivo para a aprendizagem.Incentive a prática de exercícios físicos e movimentos corporais.Use a mimetização nas atividades em sala de aula.
O principal exemplo deste elemento psicomotor é a ação de caminhar: para que haja o deslocamento do corpo, os músculos e membros inferiores e superiores movimentam-se através da coordenação motora ampla, de forma alternada.
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.
É a capacidade de manter-se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo utilizando uma combinação adequada de ações musculares, parado ou em movimento. Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar. Pode ser estático ou dinâmico.
A psicomotricidade tem uma importante contribuição no processo de ensino- aprendizagem, pois é através dela que a criança desenvolve suas habilidades, competências e atitudes corporais, que vão proporcionar prontidões para diversas formas de usos dos movimentos, que permitirão a construção de novos conhecimentos que ...
A França foi o grande berço da Psicomotricidade. O termo surge a partir do discurso médico, na área neurológica, e atribui-se a Karl Wernick, célebre neuropsiquiatra austríaco, a primeira nomeação em 1870, resultante de seus trabalhos na área das afasias.
As habilidades psicomotoras são importantes para o desenvolvimento da criança e várias atividades podem ajudar na aquisição destas habilidades. São elas: esquema corporal, motricidade ampla, motricidade fina, percepção espacial, percepção temporal.
Como secar cabelo de homem no secador?
Como driblar o goleiro FIFA 21?
Como selar frigideira antiaderente?
Como selecionar uma base de dados?
Como saber se a bolsa estourou ou não?
Quais os benefícios do óleo de canela?
Como selecionar uma linha no Bloco de notas?
Como usar vinagre de maçã para tirar manchas do rosto?
Como usar ácido hialurônico no rosto?
Como entrar numa reunião no Zoom?
Como usar removedor de cera Brilho Fácil?
Como baixar Wattpad no celular Android?
Como usar óleo de copaíba para manchas no rosto?
Pode usar ácido ferúlico de dia?