A absorção intestinal de glicose é mediada pela SGLT1 onde há o co-transporte de um íon sódio para uma molécula de glicose, esse transportador tem alta afinidade pela glicose, mas baixa capacidade.
A captação de glicose pelos miócitos e adipócitos é mediada pelo transportador de glicose GLUT4. Durante o repouso e entre as refeições, alguns GLUT4 estão presentes na membrana plasmática, mas a grande maioria (podendo chegar a 95% em adipócitos) encontra-se retida nas membranas de pequenas vesículas intracelulares.
O mecanismo de ação da insulina é mostrado na figura abaixo. A glicose combina-se com uma substância carreadora na membrana celular e, em seguida, difunde-se para o interior da membrana, onde é liberada no citoplasma. O carreador é utilizado repetidamente para o transporte de quantidades adicionais de glicose.
Por ação das enzimas amilases e, em seguida, da maltase do suco entérico do intestino, o amido é fragmentado em monossacarídios. Assim, as moléculas de glicose são absorvidas pelas vilosidades do intestino delgado.
A glicose é um carboidrato que apresenta como função primordial fornecer energia aos organismos vivos. Um dos processos de obtenção de energia realizados pela maioria dos seres vivos é a respiração celular.
No fígado: a insulina inibe glicogenólise e gliconeogênese e estimula síntese de glicogênio, na musculatura esquelética estimula a: captação de glicose e síntese de glicogênio, no tecido adiposo estimula a captação de glicose e redução da liberação de ácidos graxos e síntese de triglicerídeos.
GLUT4 é o chamado transportador de glicose insulino-sensível, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose insulino-mediada em tecidos adiposo e muscular, tecidos que expressam especificamente, mas não unicamente, a proteína GLUT4.
É um hormônio secretado pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue. A insulina funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.
Existem dois sistemas de transporte de glicose que dependente de uma proteína facilitadora. É realizado através de difusão facilitada, portanto a favor de seu gradiente de concentração, cujo fluxo pode ser bidirecional a depender das concentrações do meio intra e extracelular.
Para entrar nas células, a glicose pode utilizar transportadores específicos ou ainda adentrar o meio intracelular por meio de um transporte acoplado ao íon sódio. No organismo humano, observa-se, algumas vezes, o aumento dos níveis de glicose no sangue, uma situação conhecida como hiperglicemia.
→ Função da glicose A glicose é um importante carboidrato utilizado pelas células para a produção de energia em um processo conhecido como respiração celular. Nesse processo, a glicose é degrada, e é produzida energia para a célula. A equação que resume a respiração celular é: C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + Energia (ATP + calor)
O aumento das taxas de glicose pode ser ocasionado por excesso de alimentação ou pode ainda ser um sinal de diabetes. A redução desses níveis, geralmente, é feita por meio da realização de atividades físicas, adequação da dieta e, em alguns casos, pela aplicação de insulina.
Que Faculdade fazer para ser espiao?
Como se chama a música escrita?
Como deixar um lado do rosto igual ao outro?
Qual é o polígono que tem 4 lados 4 ângulos internos e 4 vértices?
O que precisa para ser faixa azul de Jiu-jitsu?
Qual é o adjetivo de teimosia?
Como ocorre o crescimento em espessura dos ossos?
Como se chama o processo de utilizar o solo para o plantio de vegetais?
Quais são os termos de uma potência?
Como se profissionalizar em yoga?
Como é chamado o criador de peixes?
Que tipo de substantivo é a palavra professora?
Quais são as partes de uma bacia hidrográfica?
Para que serve o saco de pancadas?
Quando um time ganha 9 vezes ele é o quê?
Como é que se escreve C em inglês?