Qual a principal diferença entre renúncia e remissão?

Pergunta de Sebastião Kevin Soares Marques Azevedo em 31-05-2022
(2 votos)

Renúncia é o ato unilateral pelo qual o credor abre mão (abdica) do seu direito material, independentemente da concordância do devedor, ao passo que na remissão exige-se a concordância do devedor.

Qual diferença entre remissão e renúncia da solidariedade passiva?

A renúncia ao crédito equivale ao perdão, exonerando-se da obrigação o devedor beneficiado, remanescendo para os demais devedores o restante da dívida. Já na renuncia à solidariedade, o devedor beneficiado não é exonerado, continua responsável por uma parcela da dívida.


Quando ocorre a remissão?

Expressa: a remissão ocorre na forma escrita ou verbal, e o credor declara não mais ter interesse em receber a dívida; Tácita: quando ocorre a devolução voluntária da obrigação, ou mesmo a própria destruição do título desta, sem que seja averbado ou escrito o perdão.

O que é a remissão da dívida?

Remissão das dívidas é o perdão da dívida concedido pelo credor ao devedor. A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiros.

Quais as características da remissão?

A remissão implica a extinção da relação obrigacional por meio do perdão. O credor perdoa o devedor do que é devido e a obrigação se extingue. A remissão pode ser quanto ao seu objeto: total ou parcial. Remissão total: ocorre quando se é perdoada completamente a dívida.

Desistência e Renúncia


18 curiosidades que você vai gostar

O que é a remissão no ECA?

A remissão, nos moldes dos arts. 126 e ss. do ECA, implica a submissão a medida sócio educativa sem processo. Tal providência, com significativos efeitos na esfera pessoal do adolescente, deve ser imantada pelo devido processo legal.

O que é remição Direito Civil?

Prevista no artigo 826 do Código de Processo Civil, a remição da execução – o pagamento integral do débito no curso do processo para impedir a alienação de bem penhorado – pode acontecer até a assinatura do auto de arrematação e deve contemplar o montante integral da dívida e seus acessórios, mas não eventuais débitos ...

Quando uma dívida pode ser perdoada?

A remissão de dívida pode ser de dois tipos: Total: quando a dívida seja perdoada integralmente pelo credor. Parcial: quando apenas parte dela é perdoada, sendo necessário o pagamento do restante pelo devedor.

Quando a dívida é perdoada?

Quando existe a prescrição da dívida, ou seja, no prazo de 5 anos, o credor é obrigado a retirar o nome da base dos órgãos de proteção de crédito. Uma dívida prescrita não deixa de existir. Ela poderá ser cobrada, negociada e quitada. Caso você não pague, vai ter problemas.



Outras questões

Quais são as consequências do divórcio para os filhos?

Pode cobrar dívida de aposta?

Como se relacionar com um melancólico?

Como é que eu faço para baixar o Facebook WhatsApp?

O que fazer para resolver o desinteresse do aluno?

Como lidar com objeções em vendas?

Como converter um vídeo do Filmora para MP4?

O que fazer quando está grávida e se separando?

Qual é o ponto fraco do signo de Libra?

Como me dirigir ao meu anjo da guarda?

Onde existia a relação entre Casa Grande e Senzala?

Como salvar jogos de PS1 no OPL?

Como acessar os jogos na memória do PS3?

Como deixar o cabelo do Maltês liso?

Pode postar vídeo do TikTok no Instagram?

Qual a abreviatura de Sua Excelência?

O que significa essas abreviaturas?

Como abrir um cofrinho de lata?

Como salvar um PowerPoint com Áudio?

Como fala Olá em várias línguas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com