Em G2, a célula continua aumentando seu tamanho e duplicando as organelas. Como o volume da célula sofreu um grande aumento, faz-se necessário o início da divisão celular. As etapas da interfase correspondem a 95% do ciclo celular, e sua duração depende das condições fisiológicas nas quais uma célula encontra-se.
Fase G2, ou pós-sintética, é o intervalo entre a duplicação do DNA, Fase 2, e o início da divisão celular, mitose. Síntese de RNA e proteínas, a célula está apta para sofrer a divisão. Neste período dá-se a sintese de moléculas necessárias à divisão celular (como os centríolos).
Fase G2 (intervalo 2)
Assim como em G1, há síntese de proteínas e de moléculas que participarão da divisão, além de um crescimento adicional. Tanto G1 quanto G2 apresentam pontos de checagem, feitos por moléculas de controle, ou seja, há a verificação do que foi produzido na célula.
A interfase é composta da fase G1 (crescimento da célula), seguida pela fase S (síntese de DNA), seguida pela fase G2 (crescimento da célula). Ao final da interfase, vem a fase mitótica, que é composta de mitose e citocinese e leva à formação de duas células-filhas.
G2: depois da síntese de DNA; nessa etapa, os cromossomos já estão duplicados e há pouca síntese de RNA e proteínas. Mitose: divisão celular em que uma célula-mãe produz duas células-filhas idênticas. Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
20 curiosidades que você vai gostar
c) Quantas cromátides apresentam os cromossomos no período G2 da intérfase? Gabarito (1 ponto): Duas cromátides. Antes considerada uma estrutura inativa, a parede celular é atualmente reconhecida como tendo papel ativo na absorção e transporte célula a célula.
Essa é a fase mais longa da interfase; G2: nessa etapa, conhecida como “segundo intervalo”, ocorre a síntese de proteínas, como a tubulina, que formará os microtúbulos do fuso mitótico, e RNA. No entanto, isso acontece em menor quantidade do que na etapa G1. O período de duração dessa etapa é proporcional ao da G1.
Toda célula eucariótica diplóide inicia seu ciclo em G1 com uma quantidade de DNA igual a 2n. Durante a fase de síntese, essa quantidade duplica, passando de 2n para 4n, e assim permanece até o final da divisão celular (e consequentemente do ciclo celular), quando é igualmente repartida para as duas células-filhas.
G1 (primeiro intervalo): ocorre logo após a mitose. Nesse período, observa-se a síntese de RNA, proteínas e organelas celulares, sendo considerada uma etapa de grande atividade. A célula recupera seu volume nesse momento, sendo observado um grande aumento de tamanho celular.
Como colocar os emojis do iPhone no Android?
O que o enfermeiro faz em uma consulta de enfermagem?
Como saber o SMTP do meu domínio?
O que é bom para dor nas pernas remédio caseiro?
Onde estão as reservas de nióbio no Brasil?
Como calcular o valor do INSS autônomo em atraso?
Pode cortar a água sem aviso prévio?
O que pode ser pago com os 30% do Fundeb?
O que são práticas corporais urbanas Cite exemplos?
Até quando vai a inscrição da bolsa do Povo?
Quais as características da Geração de 45 predominam no poema Morte e Vida Severina?
Como cadastrar rubrica no eSocial?
Quais os pilares do processos organizacionais da gestão financeira?
Como desbloquear saldo bloqueado caixa?
Como vai ser a prova do Instituto Federal 2021?
Quais artefatos usar Genshin Impact?
Como destacar ICMS na nota fiscal de devolução para Simples Nacional?