Memorize a ordem das teclas brancas a partir de dó. Essa é a primeira nota da escala. Após dó, vêm ré, mi, fá, sol, lá e si, sendo que as teclas se repetem depois dessa sequência. O dó sempre fica à esquerda de um par de teclas pretas — não um trio.
Agora, olha um desafio pra quando você tiver na frente do seu teclado ou piano: a primeira tecla à esquerda de todo teclado ou piano com a afinação comum é a nota Dó, tá? Daí, contando com ela, toque sete notas brancas. Vai ouvir o som do Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e o Si.
Dessa forma, a sequência de 12 notas do teclado que você conhece por:Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si.C – C# – D – D# – E – F – F# – G – G# – A – A# – B.Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom.Decorando essa sequência você conseguirá encontrar as escalas das 12 notas do teclado.
Se você conseguir decorar o padrão (dó está sempre encostado no grupo 1 e fá, no grupo 2), você também conseguirá encontrar muito mais rápido as demais notas. Por exemplo, quando quiser encontrar o mi é só contar duas casas brancas depois do dó. Se quiser encontrar o sol, uma casa branca depois do fá.
Ao todo, o piano possui 88 teclas, 7 oitavas e 1/4 de oitava.
38 curiosidades que você vai gostar
Um piano comum tem, geralmente, oito lás, oito sis bemóis, oito sis, oito dós, sete dós sustenidos, sete rés, sete mis bemóis, sete mis, sete fás, sete fás sustenidos, sete sóis e sete sóis sustenidos, formando um total de 88 notas musicais.
As notas musicais
Ao todo são 12, e são essas 12 notas que você precisa conhecer para depois identificar essas notas no teclado. Agora vamos conhecer as notas acidentadas.
Imagine o dó central no instrumento. Se você seguir executando nota por nota para a região mais aguda do teclado, naturalmente encontrará um outro dó. Esse intervalo de dó a dó é chamado de uma oitava. Assim vale para as outras notas (ré a ré, mi a mi, e por aí vai).
Na verdade não. As notas musicais são só 12 e vão de Dó a Si. O que acontece é que se subirmos mais que a última nota voltamos a repetir a primeira nota, mas desta vez numa versão mais aguda. Por exemplo temos as notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si, se continuarmos temos de novo a nota Dó, depois a nota Ré, Mi…
Simplificando, é o intervalo formado por uma nota e a repetição dela oito notas acima ou abaixo. Uma oitava de uma nota Dó, por exemplo, é o próximo Dó (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó), subindo ou descendo na escala (Dó, Si, Lá, Sol, Fá, Mi, Ré, Dó).
A nota vocal mais aguda atingida por um homem é o Eb8 por Adam Lopez (Austrália), recorde atingido em 4/06/2005.
Na década de 80, David Klavins criou o que ainda hoje é considerado o maior piano do mundo, com quase 4 metros de altura.
Ao ser tocado, o teclado do piano aciona o martel que, com a gravidade, cai na corda indicada pela nota da tecla e reproduz o som. Quando falamos de um modelo com 88 teclas, significa que esse piano tem 7 oitavas e 1/4 de oitava.
Nos teclados modernos do piano, as sete notas “naturais” de cada oitava são as teclas brancas e as cinco teclas de meio tom são as teclas pretas entre elas.
Eles são tipicamente menores que um piano acústico e eles na maioria das vezes tem 61 teclas (4 ou 5 oitavas) enquanto um piano acústico tem 88 teclas (7 oitavas).
Um piano é um instrumento só. Ele possui um som único e é tocado de forma solo. Já o teclado é um equipamento eletrônico que pode ser tocado como piano, porém possui diversos tipos de sons, podendo o músico escolher se sairá som de piano, de guitarra ou de diversos outros instrumentos e até mesmo efeitos especiais.
Nas lojas, o valor de investimento costuma ser mais alto, porém você recebe a garantia do fabricante em caso de conserto e troca. Mesmo quando falamos do catálogo de uma única loja, você pode encontrar modelos com preços em torno de R$ 2.000 ou até de R$ 20.000.
Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).
A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.
O cantor Tim Storms é conhecido por ter a voz mais grave do mundo. Com isso, ele consegue alcançar tons que são indetectáveis para os ouvidos humanos. Portanto, não é por menos que ele ainda detém o recorde do Guinness para “nota mais grave já produzida por um ser humano”.
Normalmente temos como referência a nota Lá como 440Hz. A razão entre duas notas separadas por 1 SEMITON é igual a 1,066666... . Isto quer dizer que para sabermos qual será a freqüência da nota LÁ sustenido (A#) basta multiplicar 440 por 1,06666!
No temperamento igual, o mi que fica logo acima do dó central do piano (E4) tem a freqüência aproximada de 330 Hz. Tem dois enarmônicos, ré dobrado sustenido (D♯♯) e fá bemol (F♭).
A frequência 528 hz é uma das frequências da escala de Solfeggio, escala de seis tons popularmente utilizada pela igreja católica em alguns hinos, e principalmente, no canto gregoriano. Esta frequência também é chamada de frequência do amor.
Quais são os sinais de câncer nos ossos?
O que a fumaça faz com as abelhas?
Quem julga mandado de segurança coletivo?
Quantos filhos a Meredith tem?
Quanto tempo uma vaga de emprego fica aberta?
Qual a quantidade de cloro líquido por litro de água na piscina?
Pode comer arroz do dia anterior?
Qual a diferença entre retirar e tirar?
Quem é responsável por garantir o ensino público a população?