Tomadas de uso específico (TUE) As tomadas TUE são usadas para equipamentos que consomem corrente elétrica entre 10A e 20A.
Carga mínima das tomadas de uso geral
Em banheiros, cozinhas, copas e áreas de serviço no mínimo 600VA por ponto de tomada, até 3 pontos e, para as excedentes 100VA; Nos demais pontos 100VA por ponto de tomada.
Condições da rede para TUG: Tomadas de uso geral devem ser dimensionadas com 600W no mínimo e caso o cômodo tenha mais que 3 tomadas você deve instalar 3 em 600w e as demais com 100w, bem como locais de pouco equipamento.
É preciso tomar cuidado com a carga a ser ligada em uma tomada doméstica comum, pois segundo a NBR 5410 a especificação de potência mínima para "tomada de uso geral (TUG)" em residências é de apenas 100W, dependendo do recinto.
Outra recomendação que quase ninguém cita, é que estes pontos de tomadas TUE devem estar localizados no máximo à 1 metro de onde o aparelho vai estar. Já observou que estes aparelhos normalmente possuem fios bem curtos? Isso é justamente para impedir que haja queda da tensão que chega ao equipamento.
43 curiosidades que você vai gostar
TUE (Tomada de Uso Específico)
Usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.
A NBR 5410 traz prescrições para a correta determinação da potência de alimentação da instalação, incluindo o levantamento de cargas de tomadas. previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral, e aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuída uma potência de no mínimo 1.000 VA.
Os plugues e orifícios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.
POTÊNCIA DO CARREGADOR
Todo carregador tem uma potência máxima que será transferida da rede elétrica até o veículo. Carregadores em corrente alternada geralmente podem carregar em uma potência de 3,7 kW até 22 kW, enquanto carregadores em corrente contínua suportam uma potência de até 350 kW.
As tomadas residenciais são projetadas para suportar até 10 amperes, portanto a soma das correntes (amperes) dos aparelhos ligados a ela não pode ultrapassar este valor.
Cada Elemento, Iluminação, TUG´s e TUE´s tem sua maneira de calcular a potência ativa sendo que o resultado deve ser em W (Watts). Para a Iluminação a potência total está em VA (Volt Ampere) e deve-se multiplicar por um Fator de Potência Adotada e assim converter em W.
Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros. Já nas cozinhas, copas, lavanderias e áreas de serviço, são 3,5 metros para cada tomada. Nos banheiros, pelo menos um ponto de tomada com uma distância mínima de 60cm do limite do boxe.
Previsão de Cargas TomadasUma tomada para cada cômodo ou dependência de área igual ou inferior de 6m²;Uma tomada para cada 5m de perímetro de cômodos ou dependências de área superior de 6m², exceto em banheiros, onde apenas uma tomada na altura média perto da pia dever ser obrigatoriamente prevista;
VA = Watts / 0,65 . Em alguns equipamentos encontraremos apenas a indicação da tensão de alimentação (Volts – V) e da corrente (Ampére – A) consumida. Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA.
Para ambientes úmidos, como cozinhas, banheiros e lavanderias, a norma prevê que os 3 primeiros pontos de tomadas devem carregar de 600W e as demais com 100W cada. Em banheiros deve ser previsto ao menos um ponto de tomada. Em varandas deve ser instalado pelo menos um ponto de tomada.
VA significa volt-ampère, o VA é o que chamamos de potência aparente, ela é o resultado de uma soma fasorial (vetorial) da potência ativa em watts (W) e da potência reativa (var). ... Se você tiver o fator de potência deste seu equipamento, basta multiplicá-lo por sua potência aparente VA .
Quando falamos em potência de nobreaks e geradores, costumamos medir em kVA. Mas você sabe o que essa medida significa? Cada kVA, ou quilovoltampere, equivale a 10³ voltamperes, ou seja, 1 kVA é igual a 1000 VA. O VA é a potência que surge da relação entre a tensão (V=Volts) e a corrente elétrica (A=Ampéres).
1 Watt é uma taxa de consumo de energia de um Joule por segundo. A potência que consta em cada aparelho elétrico indica a sua potência pelo período de 1 hora. Por exemplo, um aquecedor a óleo com potência de 1500 W (Watts) irá consumir essa potência em uma hora. 1Wh equivale a 3.600 joules (unidade de energia).
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.
Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.
Cálculo do número mínimo de tomadas, de acordo com a NBR 5410a) Em banheiros, deve ser previsto ao menos um ponto de tomada;b) Em cozinhas, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto a cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo no mínimo dois pontos acima da bancada da pia;
Um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for superior a 2,25 m2 e igual ou inferior a 6 m2. Um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, se a área do cômodo ou dependência for superior a 6 m2, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível.
Em seu artigo 6.5.9.2, a NBR 5410 estipula que todo quadro de distribuição, não importa se geral ou de um se- tor da instalação, deve ser especificado com capacidade de reserva (espaço), que permita ampliações futuras, compatível com a quantidade e tipo de circuitos efetiva- mente previstos inicialmente.
O que acontece se escrever por extenso errado no cheque?
O que significa fator reumatoide negativo?
Quanto é o IPVA de um Ford Ka?
Quantos anos para tirar Arrais?
Quem são absolutamente capazes incapazes é relativamente incapazes pelo Código Civil?
O que comer na hora do almoço?
O que acontece quando a rainha das abelhas morre?
São exemplos da floresta equatorial?
Como é o masculino de aeromoça?
Quais são os cargos da Magazine Luiza?
Quem pergunta primeiro na audiência trabalhista?
Onde Vanessa Lopes TikTok mora?
Como limpar o cache do celular desligado?