PORTARIA Nº 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha.
A Rede Cegonha é uma rede temática que foi instituída em 2011, como uma inovadora estratégia do Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº 1.459 (BRASIL, 2011a).
Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivos e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Assegurar esses direitos é o objetivo do Ministério da Saúde com a Rede Cegonha.
Para dar a assistência necessária às gestantes e seus filhos, o Ministério da Saúde lançou, em março de 2011, a estratégia Rede Cegonha, composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, ...
Em 2011, foi lançada no Brasil a Rede Cegonha, uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde que visa implantar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério; e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, ao ...
22 curiosidades que você vai gostar
A Rede Cegonha é uma rede que foi criada em 2011, como uma estratégia do Ministério da Saúde, no âmbito do SUS, por meio da portaria nº 1459 (BRASIL, 2011a). Essa rede leva em conta os princípios do SUS, assim garantindo a universalidade, a integralidade da atenção e a equidade.
Para tanto, a Rede Cegonha se divide em 04 componentes com ações definidas para garantia do acesso e cuidado no período perinatal. São eles: Componente pré-natal; Componente parto e nascimento; Componente puerpério e saúde da criança e Componente transporte sanitário e regulação.
São princípios da Rede Cegonha, EXCETO: (A)Humanização do parto e do nascimento. (B)Realização de exames de USG com Doppler para pré-natal de baixo risco. (C)Acolhimento da gestante e do bebê, com classificação de risco. (D)Vinculação da gestante à maternidade.
A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.
Como limpar bijuteria na cor ouro velho?
O que se entende por periculum in mora fabricado?
Qual a melhor tinta para pintar o cabelo de marsala?
Como assistir o PlayPlus grátis?
O que é antítese e paradoxo exemplos?
Qual é o país de origem do karatê?
Como fechar um bar que incomoda?
É possível congelar uma pessoa?
Qual o regime de bens mais justo?
Quais são as coisas que mais poluem o meio ambiente?
Quanto custa a construção de um navio?
Como saber se o ar condicionado não está gelando?
Qual a quantidade diária de resveratrol?
Qual renda per capita do BPC 2021?