Qual a pena por desacato ao funcionário público?

Pergunta de Ariana Raquel Pacheco Teixeira em 01-06-2022
(61 votos)

Desacato a funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime previsto no artigo 331 do Código Penal, com detenção de seis meses a dois anos, ou multa.

O que é considerado desacato a funcionário público?

DESACATO ao funcionário público é crime previsto pelo artigo 331 do Código Penal. Art. ... Quando o sujeito ativo humilha, desrespeita, desprestigia o funcionário público no exercício de sua função ou em razão dela, ele pratica o crime de desacato.


Qual é a pena por desacato à autoridade?

331 do Código Penal. O dispositivo dispõe que “desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela” e determina detenção de seis meses a dois anos ou multa como pena.

Qual a lei que protege o funcionário público?

Artigo 331 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940.

O que é artigo 331 do CPC?

Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

Desacato (art. 331 do CP) - Facilitando o Direito Penal


25 curiosidades que você vai gostar

Quais os direitos do funcionário público municipal concursado?

Quanto ao servidor: aposentadoria; auxílio-natalidade; salário-família; licença para tratamento de saúde; licença à gestante, à adotante e licença-paternidade; licença por acidente em serviço; assistência à saúde; garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias.

Como provar o crime de desacato?

A Exposição de Motivos da Parte Especial do Código Penal (item 85) esclarece: “O desacato se verifica não só quando o funcionário se acha no exercício da função (seja, ou não, o ultraje infligido propter officium), senão também quando se acha extra officium, desde que a ofensa seja propter officium”.

Quando um policial pode prender por desacato?

A prisão de cidadãos por crimes de desacato, de desobediência ou de resistência exige que a polícia comprove a prática de condutas previstas pelo Código Penal.

Qual entendimento no STJ acerca do delito de desacato?

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) descriminalizou a conduta tipificada como crime de desacato a autoridade, por entender que a tipificação é incompatível com o artigo 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica).

É crime xingar funcionário público?

Desacato a funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime previsto no artigo 331 do Código Penal, com detenção de seis meses a dois anos, ou multa.

Quem sofre desacato?

Segundo Damásio , o sujeito passivo do crime de desacato é, primariamente, o Estado e, secundariamente, o funcionário público ofendido em sua honra profissional (funcional). Há, também, um sujeito passivo secundário, que é o próprio funcionário, enquanto pessoa humana. ...

Como funciona o processo de desacato?

O agente público provoca uma situação ou lança no boletim de ocorrência uma agressão que nunca existiu. Atualmente, a pena para o crime de desacato a servidor no exercício de sua função ou em razão dela é de seis meses a dois anos de detenção ou multa.

O que diz o artigo 330 do Código Penal?

O crime de desobediência está previsto no artigo 330 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de não acatar ordem legal de funcionário público. Exemplo: Juiz intima testemunha a depor e ela não comparece. A pena prevista é de 15 dias até 6 meses de detenção e multa.

O que significa o artigo 329 do Código Penal?

329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio: Pena - detenção, de dois meses a dois anos. ... Pena - reclusão, de um a três anos.

O que significa o artigo 332?

Art. 332. Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função. Pena - Reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

O que é desacato a um policial?

Assim está previsto o crime de Desacato no Código Penal: Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela. Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

É crime xingar policial?

O ato de xingar policial militar no exercício das funções não caracteriza o crime de desacato, quando ausente o dolo específico de denegrir ou de menosprezar funcionário público ou a Administração. Na hipótese, o réu foi abordado por policiais militares, enquanto conduzia sua motocicleta.

Quais os benefícios de um servidor público municipal?

A legislação destaca que os funcionários públicos poderão receber as seguintes vantagens: indenizações (ajuda de custo, diárias, transporte, auxílio-moradia); gratificações e adicionais, sendo essas duas últimas incorporadas ao vencimento ou provento. Outra vantagem do funcionalismo público é a estabilidade.

Quem é concursado pode ser demitido?

Para efetuar a demissão por justa causa do servidor público, a administração pública deve iniciar um processo administrativo disciplinar. Assim, não basta apenas a vontade do superior hierárquico para que aconteça o desligamento do servidor, porque os motivos para demissão estão previstos em lei.

Como fazer a carteirinha do HSPM?

Para ser atendido no HSPM e nos Ambulatórios Descentralizados é obrigatório a apresentação dos seguintes documentos: RG (original) ou documento oficial com foto; Cartão de consulta HSPM; Um dos três últimos holerites (original).

Qual a diferença entre injúria e desacato?

A injúria pode ser praticada na presença ou ausência da vítima, porém a injúria contra funcionário público só pode ser praticada na sua ausência, já que, na sua presença, configura o crime autônomo de desacato.

O que caracteriza difamação?

Difamar - atribuir fato negativo que não seja crime. Injuriar - atribuir palavras ou qualidades negativas, xingar. Caluniar -é dizer de forma mentirosa que alguém cometeu crime. Para a ocorrência do crime decalunia é essencial que haja atribuição falsa de crime.

É crime xingar o professor?

Ofender um professor é crime. A pena para quem desacata um funcionário público no exercício da função ou em razão dela é de seis meses a dois anos de prisão, além de multa. Desacato contra professores de escolas particulares é considerado crime contra a honra. ... No entanto, o crime também pode ser cometido pelos pais.

O que diz o artigo 139 do Código Penal?

139. Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Parágrafo único. A exceção da verdade somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.

O que é assédio moral no serviço público?

O assédio moral caracteriza-se pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e prolongada no tempo, no exercício de suas funções. Tais situações ofendem a dignidade ou a integridade psíquica dos trabalhadores.



Outras questões

Qual é o índice glicêmico do pão francês?

Quanto o bebê engorda a partir da 37 semana?

Quanto mais elevada for a densidade do solo menor será sua compactação e a estrutura degradada menor sua poros

Quais os alimentos que não contêm carboidratos?

Em que investir no Nordeste?

O que é uma pele fria?

Quem nunca trabalhou de carteira assinada tem o número do NIS?

Quem cortou a orelha de Malco?

Como deixar uma imagem transparente no Photoshop 2020?

Qual era a população brasileira em 2019?

Quem não tem escritura paga IPTU?

Quais assentos não reclina no avião?

Quais são os advérbios de lugar em inglês?

Quais são os três tipos de inovação?

São características do título executivo?

O que acontece após a fase de execução?

Qual a importância dos recibos?

Quanto ganha um administrador em portugal?

O que precisa para se registrar no Crefito?

Como recuperar uma mensagem que foi apagada para todos?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com