O tipo étnico do vaqueiro provém do contato do branco colonizador com o índio, durante a penetração do gado nos sertões do Nordeste e sul brasileiro. O vaqueiro é a figura central de uma fazenda e operador pois o patrão geralmente é ou foi um vaqueiro.
A lei explica que é função do vaqueiro alimentar os animais, treinar e preparar para eventos, fazer ordenha, atuar no trato e manejo e auxiliar nos cuidados necessários a reprodução de espécies, dentre outras atribuições.
Os primeiros animais pisaram em solo brasileiro em Salvador, na Bahia, e até o Século 17 eram criados dentro dos próprios engenhos de cana de açúcar. Nesses locais, entre vários compartimentos, como a casa grande, senzala e moenda, estava o curral, onde os bichos eram cuidados.
“Temos registros de 1719, onde um certo escravo negro, Venceslau Barbosa, enfrentava o boi no braço. Aceitava desafio de fazendeiro, corria nu, agarrava o bicho pelo rabo e só sossegava quando derrubava no chão. Se tornou vaqueiro afamado e com ele nossa terra também”, conta.
Significado de Vaqueiro substantivo masculino Pastor ou guardador de gado vacum.
1.1 O sertão como lugar O cotidiano do vaqueiro, figura centro do nosso estudo, é vivido no espaço tradicionalmente identificado como o “sertão nordestino”.
A vida dos ocupantes do sertão era difícil. Abundância só de carne e leite. Usavam o leite coalhado ou como queijo, apenas para o próprio consumo, sem comercializar o produto. A farinha, de mandioca, legado dos indígenas, juntou-se à carne, originando a paçoca, ainda hoje consumida pelos vaqueiros.
Criavam-se também cavalos, indispensáveis aos vaqueiros que precisavam percorrer grandes distâncias para tomar conta do gado que vivia solto. Desenvolveu-se a pecuária extensiva, que não necessitava de terras apropriadas e nem exigia pessoal treinado.
Vaqueiro é um termo que designa no Brasil a pessoa responsável por cuidar de gado bovino, de modo análogo à concepção americana do cowboy. [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] No Sul do Brasil, o gaúcho com sua boleadeira , são de origem ibérica, que incorporou elementos indígenas como o uso do chimarrão (origem paraguaia ) e roupas andinas como o poncho .
O maior problema enfrentado pelo vaqueiro é o da água. Às vezes o gado tem que ser levado por dezenas de quilômetros até os bebedouros (rio, riacho, lago). Na época da migração ele tem que conduzir o gado para lugares distantes na ida e na volta.
Monumento pictórico ao vaqueiro nordestino em praça pública na cidade de Campo Maior, Piauí, Brasil. O maior problema enfrentado pelo vaqueiro é o da água de norte a sul, mesmo no Amazonas. Às vezes o gado tem que ser levado por dezenas de quilômetros até os bebedouros.
Pois o couro protege a pele do vaqueiro contra queimaduras vindas do sol e dos galhos e espinhos das árvores da caatinga, mata ou sertão de espinhos verdes, próprios do Nordeste brasileiro. Vaqueiros do Texas, EUA. Vaqueiro caipira paulista tocando berrante.
O que fazer para tirar carne do dente?
Onde plantar Comigo Ninguém Pode?
Onde tirar carteira de deficiente no DF?
Como cultivar a planta crista de galo?
Qual o melhor remédio para carne esponjosa?
Como fazer uma muda da planta begônia?
Como cuidar de Alpinia vermelha?
O que causa a carbonização do motor?
O que fazer para evitar o plágio?
Como é feita a cirurgia de pálpebra inferior?
O que fazer para tirar açúcar queimado do fundo da panela?
O que é necessário para tirar boas fotos?
Como vejo minha empresa no futuro?