Que tal fazer essa viagem no tempo com a gente e descobrir a história dos chinelos? Acredite: este tipo particular de sandália que não sai nos nossos pés teve origem com os antigos egípcios, lá pelos anos 4000 antes de Cristo.
O termo hebraico correspondente é naal, frequentemente traduzido por "sandálias" nas páginas do Antigo Testamento. Na língua grega, as palavras utilizadas são upódema, que significa "sapato", e sandálion. Trata-se de uma sola, a qual fica presa aos pés através de correias.
O sapato surgiu no momento que o homem sentiu necessidade de proteger os pés. Desde que pinturas rupestres, datadas entre 12 mil e 15 mil anos a.c., foram descobertas em cavernas da Espanha, representando homens calçados com botas de pele, muito se andou na história do sapato.
Existem evidências que a história do sapato começa a partir de 10 mil a.C., ou seja, no final do Paleolítico, pois pinturas desta época, em cavernas na Espanha e no sul da França, fazem referência ao calçado.
Uma fabricante americana, Chipkos, anunciou o lançamento do chinelo mais caro do mundo. Um par desenhado pelo artista David Palmer custa US$ 18 mil.
17 curiosidades que você vai gostar
Chinelo Havaianas mais caro da história foi adquirido digitalmente por criptomoedas. Arrematado por R$~5.600,00 o chinelo chamado de “Happy Feet” é até o momento o mais caro da icônica Havainas.
O chinelo mais famoso do mundo: Havaianas
O modelo é extremamente versátil para diferentes situações, além de muito confortável, prático e de bom custo/benefício.
Ao contrário dos bordados e cores chamativas das décadas anteriores, os sapatos dos anos 40 eram mais simples, com salto grosso e médio, refletindo a austeridade militar necessária todos os dias. Para o trabalho nas fábricas, as mulheres usavam mocassins, muito semelhantes aos calçados masculinos.
Acredite: este tipo particular de sandália que não sai nos nossos pés teve origem com os antigos egípcios, lá pelos anos 4000 antes de Cristo. O par mais antigo está em exposição no Museu Britânico e data de 1500 A.C.!
Couro animal e couro sintético
Este é, sem dúvidas, a principal matéria prima para acabamento e estruturação dos sapatos. Além dos tipos de couro, você poderá investir também em camurça.
O primeiro calçado que se usou para cobrir o pé foi, sem dúvida, um pedaço de couro para curtir, atado com tiras do mesmo material. Sabe-se que no século XI surgiram na França os sapatos de bico, com calcetas reviradas, de couro ou de veludo. ... Eram de couro de boi.
No Antigo Testamento, ela lembra, eles eram símbolo da autoridade e da fertilidade, enquanto que no meio secular, eles foram tomados como sinônimo de boa sorte. No Brasil, vale lembrar, há diversas tradições envolvendo sapatos.
As cáligas (do latín caligæ, singular caliga, que por seu turno vem de callus, que significa «duro, rijo» e que serve de étimo à palavra portuguesa «calo») eram um tipo de sandália resistente, feita de tiras de coiro macio cosidas a solas de coiro grosso e duro, as quais eram guarnecidas de pregos ou tachões de ferro.
A roupa serve para escondermos aquilo que mais amamos e protegemos – o nosso corpo. A roupa passou a ser usada desde a queda do homem no Jardim do Éden, ao pecar Adão e Eva se escondem de Deus e este lhes faz roupas de folhas cozidas para lhes esconder a vergonha (partes íntimas).
Teve início também a Guerra Fria, onde aumentaram as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética. Nesta década, foi criado o primeiro computador, o ENIAC, assim como também o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transístor. Foram também estabelecidos a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial.
Modelagem. O corte das roupas era reto, masculino e carregava características militares, como ombros arredondados, cintos, mangas largas, casacos, botões, bolsos e cores sóbrias. Os tecidos eram pesados e para atribuir mais feminilidade ao look; os cintos e corpetes eram usados por cima de casacos para marcar a cintura ...
No período, a população urbana cresce 46% e a rural, 17%. Mesmo com a população crescendo mais nas cidades, o Brasil termina a década como um país predominantemente rural, com 33,2 milhões de pessoas (64% do total) vivendo no campo.
Principalmente melhorando a sua postura, diminuindo o estresse e outros males causados pela rotina. Para conseguir esses resultados, é preciso, matéria-prima de qualidade, tecidos que permitam transpiração e que deem descanso aos pés.
Impede problemas sérios de saúde no futuro. Pode não parecer, mas a escolha dos sapatos pode influenciar a saúde do corpo. Muitas vezes, sapatos desconfortáveis, que não são flexíveis nem macios, são os responsáveis por vários problemas.
Calçado é a peça do vestuário que serve para proteger os pés. Quando o ser humano sentiu necessidade de abrigar o corpo, buscou também proteção para os pés. Fibras de plantas e couro de animais foram os primeiros materiais utilizados para isso.
Hoje são vendidas mais de 210 milhões de peças por ano, se tornando a grande marca internacional do Brasil e o carro-chefe da empresa Alpargatas, fabricante das Havaianas e maior produtora de sapatos da América Latina.
A primeira Havaiana surgiu em 1958, tendo como referencia os chinelos japoneses feitos de palha de arroz ou madeira lascada, Zori. O primeiro modelo é o tradicional de solado branco, laterais e tiras azuis. Rapidamente se tornam populares e alcançam a marca de 10mil pares vendidos por dia.
Prefira Sempre Chinelos com Solados de Borracha
A borracha é um material leve, resistente e que dificilmente escorrega, sendo um dos componentes mais utilizados na fabricação dos solados. Porém, alguns fabricantes também utilizam o E.V.A, um polímero emborrachado, flexível e com boa resistência à água e choques.
Como funciona lá memória eeprom?
Como se escreve a palavra boneco de neve em inglês?
O que é preciso para tirar o Cadri?
Como funciona os cursos do Avamec?
Como funciona a caução no contrato de aluguel?
O que escrever na Mensagem automática?
Qual o correto cotas ou quotas de fundos?
Para que servem as válvulas do motor da moto?
O que quer dizer rogai por nós?
Qual é a profundidade do Aquífero Guarani?