Os antecedentes da LRF remontam a 1988, quando a necessidade de fortalecer a federação e a cooperação intergovernamental no atendimento dos direitos sociais, foram colocados em pauta a revisão do modelo de federalismo fiscal e o aperfeiçoamento da gestão orçamentária para aumentar a eficiência do gasto público.
A LRF surgiu para complementar leis já existentes à época sobre gestão e contabilidade pública, e não para substituí-las. Por exemplo, ela não revoga a Lei nº 4.320/64, que contém normas sobre finanças públicas brasileiras.
Instituída em 2002, a LRF foi a culminação de esforços dos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso rumo ao equilíbrio das contas públicas em todas as esferas de governo, influenciada por medidas similares em outros países e recomendações de órgãos internacionais especializados, como o Fundo Monetário ...
A Lei Complementar 101/2000 (LRF) entrou em vigor à data de sua publicação: dia 05 de Maio de 2000. Embora datada no dia 04 de Maio, esta lei só fui publicada no Diário Oficial no dia seguinte. Resta-nos a questão de saber a respeito de sua eficácia.
Em 2000 foi publicada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com o intuito de suprir a carência de um regulamento que proporcionasse aos gestores uma forma de conduzir a máquina pública com maior eficiência.
42 curiosidades que você vai gostar
A Lei de Responsabilidade Fiscal, nome dado a Lei Complementar nº 101 de 2000, é firmada em quatro princípios: o planejamento, o controle, a responsabilidade e a transparência.
Quais são os quatro pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal? Para que os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal sejam alcançados, ela se fundamenta em quatro pilares: o planejamento, a transparência, o controle e a responsabilidade.
A legislação mudou a forma como as contas públicas são administradas: foram criados limites para o gasto com pessoal e para o endividamento público, além de medidas a serem tomadas caso as despesas saiam do controle.
LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000
Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.
Como destravar o Fn do teclado?
O que os metais pesados causam no solo?
Como começar um parágrafo de desenvolvimento?
Quais são as brincadeiras do tempo da vovó?
Qual a melhor tinta de farmácia?
Qual a validade de uma procuração para um advogado?
Quantas vezes podemos usar o shampoo a seco?
Como Transar sem medo de gravidez?
Quem foi o primeiro maquiador que se tem registro?
Como mudar o tamanho da folha do Paint?
Qual a causa da queda de cabelo das pernas?
O que melhor define o Masp Método de Análise e Solução de Problemas?
Qual é a documentação de embarque?
Para que serve pedra de ardósia?
Quais são as crenças mais comuns?
Quanto tempo leva para resolver um processo no Juizado de Pequenas Causas?