A origem do termo exclusão social é localizada no ano de 1974, com a publicação do livro “Os excluídos: um em cada dez franceses” de René Lenoir. ... Até a publicação desse livro, as desigualdades entre os sujeitos já haviam sido mencionadas a partir da utilização de outros termos.
Na década de 90, e não antes, surgiram os sinais evidentes de uma piora das condições de vida. A exclusão social tornou-se visível e contundente a partir da população de rua e da violência urbana (Nascimento, 1993).
Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.
Exclusão Social e o debate permanente O debate que cerne a exclusão social está atrelada ao ideal de igualdade de acesso, direitos iguais e fundamentais. Na educação, utilizada como base do processo, o ponto de segregação tem seu início. ... Uma vez que a educação de qualidade não é conquistada, o futuro se torna incerto.
Exclusão social é um conceito que caracteriza a exclusão ou afastamento de grupos do sistema sócio-econômico predominante. ... A pobreza de alguns grupos impede que eles tenham acesso a educação e cultura, por exemplo.
No Brasil, a exclusão social está longe de ser um problema resolvido. Com tantas desigualdades e comportamentos intolerantes, nosso país tem apresentado diversos casos de exclusão. Destacam-se as escolhas relacionadas com a sexualidade, religião e culturas. Por outro lado, podemos comemorar alguns progressos nessa área.
O conceito de exclusão social amplia as dimensões de análise da pobreza e das desigualdades. É o processo pelo qual indivíduos ou grupos são total ou parcialmente excluídos de participarem integralmente da sociedade em que vivem (European Foundation for the Improvement of Living and Working Condition, apud Gershman & Irwin, 2000, p.16).
Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros.
Em resumo, a inclusão social é um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos. Ela busca oportunidades de acesso para todos com o intuito de acabar com o problema da exclusão social. Projetos e Programas de inclusão de diversas instituições pelo mundo têm diminuído cada vez mais o problema da exclusão.
Como curar dor de garganta em bebe?
O que acontece com uma conta corrente inativa?
Quando procurar um endodontista?
O periodo menstrual pode atrasar quantos dias?
O que vem depois da sentença criminal?
O que significa a palavra em inglês Good evening?
Qual é o tipo sangue mais raro?
Quantos quilos pode levar no avião 2021?
Qual a diferença de duplicata e boleto?
O que fazer para desinchar o corpo rapidamente?
Quem ficou com a Varinha das Varinhas?