Qualquer cidadão, com exceção daqueles que estão envolvidos na realização do certame, podem participar de um leilão e adquirir os bens ofertados.
Existem duas formas de participar de um leilão: presencialmente ou online. Se você optar pelo leilão online, por exemplo, a dinâmica é simples. O sistema em questão mostrará os lotes que estão sendo leiloados junto com os lances de outros interessados.
De forma geral, são impedidos: Os tutores, curadores, testamenteiros, administradores ou dos liquidantes, quanto aos bens confiados à sua guarda e à sua responsabilidade. Os mandatários, quanto aos bens de cuja administração ou alienação estejam encarregados.
De acordo com a lei, tutores, curadores, testamenteiros, administradores, síndicos e liquidantes não podem comprar em leilões os bens que foram confiados a eles. Também não podem participar o juiz, o membro do Ministério Público e da Defensoria Pública, o escrivão e os demais servidores e auxiliares da Justiça.
"Não é a qualificação funcional ou o cargo que ocupa que impede um serventuário ou auxiliar da justiça de adquirir bens em hasta pública, mas sim a possibilidade de influência que a sua função lhe propicia no processo de expropriação do bem."
31 curiosidades que você vai gostar
Só para deixar tudo bem claro, num leilão presencial, por exemplo, para participar e dar um lance basta um gesto, um aceno. O valor dos lances, no caso, é definido pelo leiloeiro e cada lance normalmente tem uma diferença de 1% do valor do bem, no mínimo.
Como é feito um lance online? Após constatar que a plataforma responsável pelo leilão é confiável, para participar do leilão virtual e oferecer lances pelo bem ou lote de bens pretendido, será necessário fazer um cadastro prévio no site do leiloeiro para participar do auditório virtual na hora de dar os lances.
O leilão é uma forma de venda de bens ao público, onde o leiloeiro faz o anúncio do imóvel e estipula o valor mínimo para a sua aquisição. Desta forma, os interessados fazem o lance e vence o lance mais alto. Após esta etapa surge o arrematante do imóvel.
Riscos no leilão Judicial
Dívidas do imóvel a ser arrematado (hipoteca, condomínio e IPTU). Dívidas dos devedores (pensão alimentícia e dívidas trabalhistas). Nulidades do processo que está originando o leilão. Irregularidades na certidão imobiliária do imóvel.
Quanto ganha um Aluno da EsPCEx 2020?
Qual é a mais antiga civilização do mundo?
Quais são os fatores que influenciam na condutividade de metais?
Como drenar abscesso pulmonar?
Qual é a transformação mais forte do Luffy?
O que fazer quando não passar na perícia?
O que é modinhas no Instagram?
Como você define o conceito de pessoa?
Como fazer desmame de opioide?
O que acontece depois da certidão de publicação expedida?
O que interrompe o prazo prescricional?
Quem tem desgaste no quadril pode fazer caminhada?
O que é um procedimento cirúrgico invasivo?
Quais são os três PRINCIPaIs aglomerantes utilizados na construção civil?
Qual foi a primeira participação do vôlei de praia nas Olimpíadas?