A lei de registros publicos não diz nada a respeito da ordem dos sobrenomes, assim, fica a critério dos pais estabelecerem como o registro do nome do filho (a) será realizado, podendo, portanto, ser “Fulano sobrenome do pai/mãe, ou, o tradicional, “Fulano sobrenome da mãe/pai”.
Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência seja alterada.
Não há uma regra legal que obrigue que uma pessoa tenha os sobrenomes do pai e da mãe. Os pais podem, em consenso, decidir qual sobrenome dar ao filho, desde que o sobrenome contenha sobrenomes que os pais possuam.
Assim, o nome completo de filho de pais casados entre si, ou de filho reconhecido pelo pai, deve obrigatoriamente ser formado: “Pelo prenome seguido do nome de família do pai”. ... Regularmente, o nome é formado de elemento do nome de família da mãe e de elemento do nome da família do pai, vindo o primeiro antes do último.
Caso os pais não forem casados perante o Civil, recomenda-se deixar a composição com os dois sobrenomes, mas, primeiro, precisa ser o da mãe e, em seguida, o do pai. Pode ocorrer da mãe não querer colocar o sobrenome dela, mas isso é uma questão particular, a pessoa escolhe , observa Loiva.
18 curiosidades que você vai gostar
Quando nasce uma criança, seu pais ou responsáveis devem registrá-la no Cartório de Registro Civil onde ocorreu o nascimento ou do domicílio dos pais. É importante destacar que o registro deve ser feito no prazo de 15 (quinze) dias, ou no prazo de 60 dias caso a declarante seja a mãe da criança.
Após o matrimônio é possível fazer mudanças – incluir um sobrenome ou retirar um sobrenome –, mas apenas com autorização judicial. Vale para casais que não trocaram nomes originalmente ou mesmo para quem quiser adicionar algum sobrenome do cônjuge que não tenha adotado na época do casamento.
O nome completo é composto pelo "nome individual" (também conhecido como prenome) e pelo "nome de família" (conhecido como sobrenome, cognome ou patronímico).
O nome civil é formado basicamente pelo nome individual (conhecido como prenome) e o nome de família (patronímico, apelido, sobrenome ou cognome), devendo o declarante mencioná-lo de forma completa no ato do registro do recém-nascido [9 ].
Qual é o livro mais vendido no mundo depois da Bíblia?
Quais são os desafios do século 21?
Quais são as principais atividades econômicas da Bahia?
Como matar frieira com bicarbonato?
O que acontece se pingar água oxigenada nos olhos?
Para que serve a respiração no organismo humano?
Como usar farinha de arroz para emagrecer?
O que é litisconsórcio facultativo multitudinário?
O que é e para que serve o Instagram?
Qual a diferença entre a mandioca branca e amarela?
Quais medidas podem ser tomadas para prevenir o câncer?
É possível comprar parcelado nos EUA?
Que horas começa o Canal da sorte?
Quanto tempo demora para a pitangueira dar frutos?
Quando a Caixa financia 100 do imóvel?
Quais são os tipos de esclerose múltipla?
Quais palavras para começar um resumo?