"A melhor maneira de consumir a soja é em grão, farinha ou tofu, já que nessas formas o alimento mantém suas propriedades nutricionais. É fundamental optar sempre pela soja orgânica e não a transgênica", ressalta a especialista.
Por isso, para quem gosta de soja, não há nenhuma contraindicação de consumi-la todos os dias, principalmente no caso de dietas veganas e vegetarianas.
25 Alimentos à Base de Soja
Sem digerir bem as proteínas, o organismo fica vulnerável a doenças. Além dessas substâncias, a soja contém hemaglutinina, que aumenta a viscosidade do sangue e a probabilidade de coagulação.
Segundo a nutricionista Ana Carolina Bragança, este alimento não tem contraindicação é muito recomendado pelo baixo teor de gordura. - A soja é de origem vegetal, portanto não tem colesterol. É bom para quem quer emagrecer - diz a nutricionista.
A soja texturizada se torna uma boa fonte de fibras alimentares para a refeição, garantindo saciedade e facilitando o trânsito intestinal, além conter baixo teor de sódio, melhorando ainda mais a saúde cardiovascular.
Estudos apontam que tal consumo causa determinados distúrbios alimentares, como interferência na absorção de minerais (exemplos: ferro e zinco), inibição da tripsina, acúmulo de cálculos renais e alergenicidade, o que desaconselharia a ingestão de soja não-fermentada.
Como a maioria dos outros grãos, a soja contém fibras insolúveis, que podem causar flatulência e diarreia em indivíduos sensíveis (confira aqui estudos a respeito: 54, 55). Embora não sejam prejudiciais à saúde, esses efeitos colaterais podem ser desagradáveis.
Grão de bico, lentilha, feijão e ervilha são excelentes opções. Esse grupo alimentar pode ser facilmente ingerido no lugar de carne porque são excelentes fontes de proteína vegetal e fibras.
Você sabia que hoje há mais de 200 produtos derivados da soja disponíveis nos supermercados brasileiros? O carro-chefe é a bebida à base de soja e em segundo lugar o óleo de cozinha. Além disso, esse grão é utilizado como ingrediente para a fabricação de diversos produtos como molhos, sorvetes etc.
Qual a melhor forma de consumo? A soja pode ser consumida de diversas maneiras na nossa alimentação. Jobst acredita que as melhores são em forma de tofu ou missô e, por último, em grão. “O ideal é consumir a soja fermentada. A fermentação neutraliza as toxinas presentes na soja".
Atualmente, o país produz cerca de 75 milhões de toneladas de soja. A soja proporciona diversos benefícios para a saúde. O grão auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom.
A forma mais tradicional de consumir a soja é como grão, que é fonte de fibras, proteínas, ferro, cálcio e zinco. Porém, antes de consumi-lo, a nutróloga Isolda Prado faz uma recomendação. "É interessante deixar o grão de molho na água de 10 a 15 horas antes do preparo.
A quantidade máxima recomendada do grão tem 16,64 gramas deste macronutriente enquanto a da carne vermelha possui 27,31 gramas. Porém, a soja não tem colesterol, enquanto a carne conta com 24% da quantidade diária recomendada. Fonte para soja cozida: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
O que precisa para tirar a matrícula atualizada do imóvel?
Como usar o Access junto com o Excel?
Qual o melhor site para traduzir textos em inglês?
Como assistir canal aberto na smart TV Samsung?
Como traduzir uma imagem com texto no PC?
Como aplicar patch em ROM SNES?
Quando vai ser a final da Fazenda?
Como traduzir as legendas do Netflix?
Como colocar um vídeo junto com outro?
Como transferir o valor da Nota Fiscal Paulista para poupança caixa?
Como transferir ações do Banco Inter para rico?
Como pedir o Bilhete Único pela Internet?
Como traduzir uma célula do Excel?