Antes de guardar diplomas, certidões de casamento e outros documentos importantes num baú ou caixas, enrole-os bem apertados e coloque-os dentro de cilindros de toalha de papel. Isso evita as marcas de dobras e mantém os documentos limpos e secos. ALERTA: Nunca utilize clips ou grampos.
Assim, o histórico escolar deve ser mantido por cinco anos após o rompimento do vínculo do aluno com a instituição, ou seja, cinco anos depois que o aluno tiver deixado aquela escola.
Embalagens e pastas Não deixe os papéis soltos e evite o uso clips e grampos para anexar folhas, que podem enferrujar e deixar manchas nos documentos. Guarde os documentos em embalagens plásticas e depois nas pastas para a máxima proteção das folhas.
Confira algumas dicas que podem ajudar na organização dos seus documentos:
A plastificação de documentos não é autorizada porque assim fica mais difícil falsificar eles. É que o papel usado nos documentos têm texturas e saliências que mostram que eles são de verdade, sabia? Agora, se tiver um plástico cobrindo, daqueles que a autoridade pode tirar pra ver o papel, aí tá valendo.
100 anos O prazo total de guarda dos documentos é de 100 anos, independente do suporte.
Separação: uma boa dica para começar a organizar o arquivo morto da escola é separar os documentos de acordo com o tipo, ou seja, em uma mesma pasta deixe somente os documentos trabalhistas. Em outra, os contratos de trabalho e assim por diante. Identifique cada pasta com uma etiqueta bem visível e legível.
Para guardar os documentos físicos é necessário colocá-los em pastas, que por muitas vezes são armazenadas em armários ou arquivos específicos. No início, apenas um armário é suficiente para arquivar os papéis, mas com o passar do tempo, o número de documentos cresce.
Opte por armazenar os documentos em caixas fechadas, de preferência de plástico, que possam isolar os papéis da umidade e eventual acesso de insetos como cupins e traças.
O importante é que esses documentos devem ser guardados de forma diferente de todos os outros, de modo que você sempre saiba com absoluta certeza onde todos estão, e que estão seguros. Para arquivos médicos, tais como receitas, exames e atestados, veja minha outra sugestão.
Com centenas de diferentes documentos que precisam ser cuidadosamente controlados pelas empresas (pequenas, médias ou grandes) a fim de evitar problemas jurídicos ou fiscais, e conhecer e administrar a tabela de temporalidade documental cria importantes benefícios para as organizações. Isso vale para os documentos de pessoas físicas também.
Você também pode preferir arquivar por anos (as contas) ou guardar em pastas separadas por categorias também. Não importa como você irá organizá-los, desde que respeite os prazos e os mantenha com você e sabendo onde estão. Muitas pessoas sugerem a digitalização de alguns documentos e comprovantes, a fim de reduzir espaço.
Como as pessoas fazem para sobreviver na Caatinga?
Como os peixes se comunicam debaixo da água?
Como é regulada a secreção do hormônio antidiurético ADH e quais suas ações?
Como acontece o processo de ruptura por fadiga?
Como iniciar uma criação de Minhocuçu?
Como fazer para deixar o skate alinhado?
Como regularizar documento de embarcação?
Como ignorar o marido pra ele correr atrás?
Como regularizar o CPF por falta de declaração de Imposto de Renda?
Como regularizar um produto alimenticio?
O que é necessário para legalizar uma loja virtual?
O que o Ministério Público pode investigar?
Como regularizar a situação da doméstica?
Como imprimir uma Nota Fiscal pelo CPF?
Como calcular INSS de obra 2021?
Quais os procedimentos para criar e formalizar uma pessoa jurídica?