A competência 1 da redação do Enem exige do participante demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Essa primeira habilidade diz respeito, entre outras coisas, ao uso correto da crase, concordância nominal e verbal, regência do verbo, colocação pronominal e pontuação.
A primeira competência da Matriz de Referência do Enem avalia o domínio que os participantes desse exame apresentam em seus textos quanto à modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Para formar a nota máxima dessa competência, que equivale a 200 pontos, o candidato deve garantir "estrutura sintática excelente", que admite apenas uma falha, e, no máximo, dois desvios. Caso contrário, a nota sofrerá desconto de acordo com número de erros cometidos.
4 dicas para alcançar a pontuação máxima na competência 1
Competências da Redação do ENEM: competência 5 - Proposta de Intervenção. A quinta e última competência do ENEM é responsável por avaliar a proposta de intervenção. Essa proposta se caracteriza por apresentar uma medida para amenizar ou resolver o problema apresentado na proposta temática.
A competência 2 da Redação do Enem tem o objetivo de avaliar a compreensão da proposta de redação, a interdisciplinaridade e a adequação ao texto dissertativo-argumentativo.
Na Competência II, identificaremos: a adequação à tipologia exigida ou a presença de traços constantes de outros tipos textuais, bem como a propor- ção entre as partes do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, se há partes embrionárias. A tangência é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema.
Enem
Sem dúvida alguma, a competência 3 é a mais difícil, uma vez que exige várias habilidades do candidato, que vai ter que selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos, em defesa de um ponto de vista.
Há duas formas de imperativo: afirmativa e negativa. Tanto o imperativo afirmativo, como o negativo usam-se somente em orações absolutas, em orações principais, ou em orações coordenadas.
A partir disso, você pode perceber que competências e habilidades relacionadas ao conhecimento de gramática não estão relacionadas às competências e habilidades envolvidas com domínio de argumentos e não garantem aquelas ligadas à organização textual ou à capacidade de apresentar propostas direcionas ao problema social envolvido no texto.
O imperativo é um dos modos verbais da língua portuguesa. Embora seja mais conhecido por indicar ordens, o imperativo possui outras utilizações, como para dar conselhos e fazer convites e súplicas.
Apesar de muito parecidos, temos em (4) uma oração no modo imperativo, tratando-se, portanto, de uma ordem, e em (5) uma oração no presente do subjuntivo, tratando-se muito mais de um anelo (um desejo muito intenso) do que uma ordem/pedido. O modo imperativo não é conjugado em todas as pessoas.
Quem julga crime de responsabilidade do Governador de Estado?
Como é chamado o personagem principal do texto?
Quantos kg de carne moída para 100 pessoas?
Porque primos não podem se casar?
Qual a origem da palavra maquiagem?
Quem não pode tomar chá de arruda?
Quais são os 3 principais documentos que asseguram e regulamentam o direito à educação?
Como identificar depósito judicial no Banco do Brasil?
Qual é a profissão do marido da Marília Mendonça?
Pode congelar caixinha de creme de leite?
Qual tipo de rocha forma o sítio paleontológico?
Como é a cirurgia de perfuração no intestino?
Para que serve shampoo cavalo real?
Quanto tempo o vinagre de maçã pode ficar no cabelo?
Qual a posição dos rins no corpo humano?
Qual o nome do mascote da sorte dos títulos de capitalização Bradesco?