Apesar da inadimplência, o estudante que atrasa uma ou várias mensalidades tem diversos direitos garantidos pela Lei nº 9.870. Portanto, é necessário que a escola tenha atenção e os respeite de modo a evitar maiores problemas.
O aluno inadimplente mantém o direito de transferir-se para outra instituição de ensino, seja pública ou privada, sendo a escola obrigada a fornecer os documentos necessários para sua transferência.
Pela legislação, a instituição pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) para cobrar judicialmente a dívida, já que o vínculo entre a escola e os pais dos alunos se enquadra em uma relação de consumo.
Negocie pessoalmente a mensalidade da escola Procure pessoalmente a diretoria ou o responsável pelo setor financeiro da escola e negocie com ele um desconto. Esse é o melhor período para negociações, porque a escola está empenhada em conseguir novos alunos e permanecer com os que já estão lá.
Os direitos dos estudantes A Lei 9.394 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, enquanto a Lei 8.069 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Quando os pais ou responsáveis pelo aluno ficam devendo mensalidades, estes terminam acumulando dívidas, já que as cobranças em atraso se somarão a juros e multas. ... Nesse caso, uma transferência pode ser traumática para o estudante, além de prejudicial para a escola, que perde definitivamente aquele aluno.
Quando os pais ou responsáveis pelo aluno ficam devendo mensalidades, estes terminam acumulando dívidas, já que as cobranças em atraso se somarão a juros e multas. ... Nesse caso, uma transferência pode ser traumática para o estudante, além de prejudicial para a escola, que perde definitivamente aquele aluno.
O que diz a lei De acordo com a Lei n° 9.870/99, a escola não pode suspender o aluno de provas escolares, reter documentos ou aplicar qualquer penalidade pedagógica por motivo de inadimplência. ... E assim como a lei prevê deveres da escola para com o inadimplente, ela também estabelece direitos.
Como você pode ver, a negociação de dívidas demanda conhecimento e a adoção de práticas de cobrança alinhadas com o perfil do seu negócio e a demanda dos seus clientes. Ao investir em sistemas de negociação eficientes, o empresário está contribuindo para a melhora no relacionamento com o cliente e o crescimento saudável da sua empresa.
Aprendeu a negociar com a faculdade? Essa situação pode ser extremamente complicada, mas para tudo existe uma solução. Fazer uma faculdade é um investimento em você mesmo, não desista do conhecimento, pois é esse é caminho para crescer ainda mais. Faça a faxina nas suas contas!
Antes de tudo, é preciso esclarecer que a renegociação de dívida não é obrigatória. Pois é, ao levantar um financiamento, seja através de banco, financeira, crediário, cheque especial ou através do cartão de crédito, você aceitou as regras estabelecidas no contrato.
Agora veja, a seguir, como negociar com um cliente inadimplente. Sem dúvida, grande parte dos empresários tem interesse em conhecer dicas e ter acesso a orientações que ajudem a melhorar os resultados das suas negociações com clientes inadimplentes.
Onde fica o IMEI na nota fiscal Samsung?
Quantos comprimidos pode tomar tadalafila?
Quais declarações a empresa é obrigada a aceitar?
Qual a diferença de erro de proibição é erro de tipo?
O que são barreiras atitudinais de um exemplo?
Qual o plural de prestação de contas?
Quem pode ser atendido pela Defensoria Pública da União?
O que fazer em Itacaré em 5 dias?
O que é Aglutinogênios e Aglutininas?
O que diz a Constituição Brasileira quanto ao lazer?
Qual a diferença de um psicopedagogo é um Neuropsicopedagogo?