Ouça em voz altaPausarA influência dos índios na festa brasileira fica evidente nas comidas juninas: milho,mandioca, abóbora e batata-doce, exemplifica a antropóloga. É, enfim, uma celebração miscigenada, com ingredientes vindos de diversas culturas.
Ouça em voz altaPausarA influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula.
Ouça em voz altaPausarO festejo tem maior expressão nas regiões Norte e Nordeste.
Ouça em voz altaPausarPor meio das influências afro-brasileiras, em especial do Candomblé, a festa junina brasileira passou a ter novas manifestações no país. Um exemplo é a relação estabelecida entre os santos e os orixás. “As imagens de São Pedro e São João são 'sincretizadas' com a de Xangô”, afirma o especialista em folclore brasileiro.
Ouça em voz altaPausarEssa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. ... Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
Ouça em voz altaPausarDe acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro. Não pare agora...
Ouça em voz altaPausarAlém dessa influência africana, a presença negra se dá também nas toadas, na oralidade, nas músicas e nos instrumentos.
Região Nordeste
Ouça em voz altaPausarFesta junina na Região Nordeste Sem dúvida, essa é a maior festa da região e também a mais abrangente, chegando a mais cidades e com costumes espalhados por seus estados. Assim como aconteceu pelo resto do país, a festa junina na Região Nordeste deu origem a algumas tradições locais.
Ouça em voz altaPausarNordeste: o nordeste é o grande epicentro das festas! Tem milho, forró pé de serra, zabumba e muitos arraiais são organizados pela cidade, cheias de quadrilha! As pessoas enfeitam as casas com bandeirinhas coloridas e acendem fogueiras nas praças.
Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca. Já as bebidas mais tradicionais são: vinho quente e quentão. Todos esses elementos ajudam a compor o ambiente da festa, chamado de arraial.
No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.
Danças típicas. Nas festas juninas ouve-se e dança-se forró. A quadrilha junina é, todavia, a dança típica da festa. Ela tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira.
Ou seja, são aquele retirados diretamente da natureza. Além disso, a comida, nas tribos indígenas, é preparada com diversas finalidades, como por exemplo oferendas aos deuses e espíritos, para as mulheres períodos pós-parto e para os homens que vão caçar. Há, ainda, os alimentos proibidos e os especiais para festas e determinadas épocas do ano.
Qual a taxa de urbanização no Brasil?
Como eram as primeiras escolas brasileiras?
Quanto tempo deixar a carne temperada com sal grosso?
O que diz a NBR 5410 sobre tomadas?
Pode usar creme para estrias amamentando?
Como dividir a tela do Chrome em duas PC?
Quais os riscos de engravidar aos 37 anos?
Para que serve água com gás na carne?
O que passar primeiro ácido ou creme?
Qual a importância do Rio Guandu para o Rio de Janeiro?
Faz mal ligar e desligar o ar condicionado?
Qual o valor do auxílio doença para desempregado?
Quais as características do gás GLP?
Como fazer água perfumada para ferro de engomar?
Por que não neva na Inglaterra?
Qual a melhor praia do litoral de São Paulo?