O surgimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho começa na metade do século XIX. Ingressou ainda mais com a Revolução Industrial, passando a existir uma lógica de organização no trabalho, sendo realizado agrupamento de pessoas, com horários estipulados e passando dos trabalhos manuais para máquinas.
Primeira Fase – de 19 – denominada Psicologia Industrial; Segunda Fase – de 19 – denominada Psicologia Organizacional; Terceira Fase – de 1990 em diante – compreendida como a Psicologia do Trabalho ou também denominada Psicologia Organizacional e do Trabalho.
A psicologia industrial surgiu após a Segunda Guerra Mundial, para tratar do bem-estar no trabalho e para estudar as motivações e as relações interpessoais dentro das organizações.
A Psicologia Organizacional estuda o comportamento humano e os fenômenos psicológicos que acontecem dentro das empresas, além de analisar suas implicações no ambiente de trabalho.
c) Primeira fase (1924-1950), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1950-1970), denominada de psicologia organizacional; terceira fase (1970-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho.
A psicologia é uma ciência muito nova, com a maioria dos avanços acontecendo nos últimos 150 anos. No entanto, suas origens remontam à Grécia antiga, entre 4 anos a.C. A ênfase era filosófica, com grandes pensadores como Sócrates influenciando Platão, que por sua vez influenciaram Aristóteles.
Segundo Sampaio (1995), a Psicologia do Trabalho apresenta respectivamente três faces: (1) a Psicologia Industrial; (2) a Psicologia Organizacional e (3) a Psicologia do Trabalho propriamente dita.
( ) Primeira fase (1924-1970), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1970-1990), denominada de psicologia do trabalho; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia organizacional.
Cuidar dessas questões e trabalhar para que haja o pleno desenvolvimento das pessoas e a harmonia no ambiente de trabalho são algumas das funções da Psicologia Empresarial. As empresas são formadas por recursos materiais e humanos, ambos com grande relevância para seu funcionamento.
A psicologia organizacional surgiu como psicologia industrial, a fim de atender a novas demandas provenientes dos processos de industrialização em países ocidentais. Com a inserção de máquinas nos ambientes de trabalho, era necessário criar formas de melhorar a funcionalidade da relação entre os recursos materiais e humanos.
Um dos focos da Psicologia Empresarial está na melhora da produtividade e do lucro da empresa. Inicialmente, a função do psicólogo que atuava nesse ramo era exclusivamente conseguir profissionais adequados para cada função dentro da empresa. Ou seja: ele se preocupava com que era melhor para o negócio.
Em sua primeira fase, a Psicologia Organizacional recebeu o nome de Psicologia Industrial. Isso se deu por causa da Revolução Industrial, em meados do século XIX. A força de trabalho passava por mudanças. Houve a inclusão das máquinas, o que facilitou a produção em massa e modificou as relações entre empregados e indústrias.
Como se tornar uma pessoa extrovertida?
Porque o câncer é tão perigoso?
Como se tornar mais competitivo no mercado?
O que é treinamento por competências?
Como faço para me tornar um prodígio?
Como fortalecer o ombro deslocado?
Como fazer um treino de resistência?
Como funciona o termostato W1209?
Como treinar a capacidade física?
Qual melhor idade para ficar rico?
Como ganhar dinheiro na compra e venda de carros?
Como ficar com 2 armas no GTA San Andreas?
O que pode ser falta de ar em cachorro?
Como reconquistar um amor simpatia?
O que fazer para engravidar sem o marido querer?